eficiência dos fertilizantes, liberando cálcio e magnésio para as plantas. Mas a ação de um corretivo depende de duas coisas: Poder de Neutralização (PN) e Reatividade (RE). As duas devem estar juntas. A consideração de apenas uma destas características não é suficiente para avaliar a qualidade do corretivo. As duas juntas formam o que chamamos "Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT)".
PRNT = (PN x RE) / 100
Um calcário com PN = 90% e RE = 80% será comercializado com um PRNT = 72% (90 x 80 /100). A Reatividade mostra o percentual da ação do corretivo em três meses. Reatividade está ligada à granulometria do calcário. Neste exemplo, 80% (RE) do seu PN de 90% reagirá em três meses, ou seja: 80 x 90 / 100 = 72%.
Portanto, do seu PN de 90%, 72% agirá em três meses e a diferença 90 - 72 = 18% agirá depois. PRNT é a fração do PN que agirá em três meses.
No quadro abaixo, a ação do PN de diferentes calcários agindo em três meses e após este período.
É muito importante conhecer quando comprar um corretivo da acidez do solo, o Poder de Neutralização e a Reatividade do mesmo. A legislação brasileira de fertilizantes e corretivos obriga quem comercializa corretivos, a garantir o PN e o PRNT. Conhecer apenas o PRNT não é um bom indício para avaliar a qualidade de um corretivo agrícola. É importante saber as garantias do PN e do PRNT. Quem vende tem a obrigação de garanti-los. Quem compra tem a responsabilidade de conhecê-los. Ou, vem impressos na sacaria e/ou na nota fiscal. Sabendo o PN e o PRNT você encontra a reatividade (RE). ou seja:
RE = (PRNT x 100) / PN
RE = (PRNT x 100) / PN
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.