quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ponto de Carga Zero - PCZ

O que é Ponto de Carga Zero - PCZ?

No solo, o balanço das cargas elétricas pode ser negativo, positivo ou nulo. Quando o balanço é nulo temos o PCZ ou "ponto de carga zero", ou seja, uma igualdade entre a quantidade de cargas negativas e cargas positivas. Neste ponto, a argila flocula-se. Quando o PCZ é distante de zero, a argila se dispersa. Os óxidos de ferro e alumínio contribuem para o aumento do PCZ e a matéria orgânica para abaixá-lo. A medida que aumenta o pH do solo, o número de cargas negativas
permanece inalterado por causa das cargas permanentes, que independem do pH do solo. Quando o solo apresenta cargas elétricas permanentes e cargas dependentes de pH surgem cargas positivas quando o pH é ácido. Quando o solo possui somente cargas elétricas dependentes de pH o PCZ existe num alto valor de pH: abaixo deste valor predominam as cargas positivas e acima dele as cargas negativas. A calagem, neutralizando a acidez do solo, aumenta o pH do solo e o número de cargas negativas. Neste caso, o pH do solo ultrapassa o PCZ.
Em alguns Latossolos observa-se a característica "ácrico". Que são solos ácricos? O solo é ácrico quando há uma predominância de cargas positivas e possui baixa fertilidade. A maioria dos solos possui uma predominância de cargas negativas. Nos solos ácricos há uma maior retenção de ânions, ou seja, sulfatos e nitratos em relação aos cátions trocáveis. A capacidade de troca de ânions (CTA) é maior que a capacidade de troca de cátions (CTC).
No solo, a matéria orgânica, as argilas e os óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio possuem cargas elétricas. A matéria orgânica e as argilas dão origem à cargas negativas, enquanto os óxidos e hidróxidos geram cargas negativas e positivas dependendo do pH do solo: quando o pH é alto, as cargas são negativas; quando o pH é baixo, as cargas geradas são positivas. Quando se adiciona matéria orgânica ao solo, os ácidos orgânicos adsorvidos pelos coloides minerais provocarão um aumento de cargas negativas e um abaixamento do PCZ. A matéria orgânica provoca uma alteração do pH do solo proporcionando a ocorrência de cargas dependentes de pH ou cargas variáveis.
No solo ocorre a floculação dos coloides, importante na formação da estrutura e diferenciação dos horizontes. As cargas negativas predominam no solo e a neutralização delas poraum cátion faz com que as partículas se aproximem e ocorra a floculação. O H+ e os cátions trocáveis (Ca²+, Mg²+, Al³+) são mais efetivos. Em solos com predominância de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio e argila caulinita (solos tropicais), nos coloides do solo, o pH é um elemento a ser considerado, porque as cargas negativas e positivas são dependentes do pH. Ou seja, aumentando o pH do solo aumentam as cargas negativas. Isto ocasiona uma maior repulsão entre as partículas tornando-se um entrave para a floculação e favorecendo a desfloculação. Isto faz com que a argila migre para o interior do perfil do solo ou arrastada pela água das chuvas nas camadas superficiais (erosão).A determinação do PCZ é feita através do método de titulação potenciométrica (Raij & Peech, 1972) ou pelo método simplificado de Uehara & Gilman, 1981. 

5 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo do seu blog! Estou dando aulas no curso de técnico agricola e seu material tem me ajudado bastante!
    Parabéns!Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. BLOG Sensacional, verdadeira definição de utilidade pública.

    Abraços. Vinicius Simal

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Ajuda a compreender conceitos dificeis sem perder a profundidade, com a simplicidade na escrita que só quem sabe do assunto atinge.

    ResponderExcluir
  4. O blog é, sem dúvidas, o melhor da internet no assunto nutrição e fertilização do solo... Ótima iniciativa... Obrigado e Parabéns

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.