terça-feira, 19 de março de 2013

Análise Foliar - Valores Referenciais para Minas Gerais

Valores de Referência para Interpretação de Resultados de Análise de Tecidos

 

Existe uma importância muito grande para as análise do solo e foliar. Enquanto a análise do solo nos dá um retrato do real estado de fertilidade do solo, a análise foliar nos mostra como está o estado de nutrição da planta em relação aos treze nutrientes (macros e micros) que ela necessita para o seu desenvolvimento. A aplicação de micronutrientes é feita via foliar, ou solo, ou ambas. O boro (B) tem a
sua melhor aplicação via solo, onde tem apresentado melhores resultados. A adubação foliar deve ser parcelada, 3 a 4 aplicações, durante o período de vegetação das plantas. No preparo da mistura é comum a adição de ureia ou cloreto de potássio que ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes.
A grande preocupação dos técnicos e produtores, no aumento da produtividade das culturas, tem proporcionado um uso significativo de adubos foliares. O produtor deve procurar o técnico para a recomendação da melhor prática de utilização dos adubos foliares, obedecendo as exigências das plantas e as deficiências que existem nelas. A análise foliar vai detectar os nutrientes que estão em deficiência, em suficiência ou em quantidades tóxicas para as plantas.

Métodos de interpretação da análise foliar:

1. Níveis críticos
Para interpretar uma análise foliar a análise dos níveis críticos é muito importante, pois eles representam e são responsáveis por 90% da produção da cultura. Quando os teores, na análise foliar, estão abaixo do nível crítico, significa que eles são insuficientes; quando acima dos níveis críticos, eles são considerados adequados e, até mesmo, altos.
A resposta da planta à aplicação de um fertilizante via foliar será maior quando os teores de nutrientes estão abaixo do nível crítico; e a resposta será muito baixa quando os teores estiverem acima do nível crítico.

2. Faixa de suficiência
Este método é o mais utilizado. O resultado da análise das folhas é comparada com a concentração de nutrientes, divididas em faixas de insuficiência, adequada ou tóxica.

Na Tabela 1. encontramos os valores de referência para interpretação de uma análise de tecidos, de algumas culturas econômicas, em Minas Gerais.
dag/kg = %
dag/kg x 10 = g/kg



LEIA TAMBÉM:

As vantagens e tipos de adubos foliares
Tempo de absorção dos nutrientes via foliar
Quando aplicar a adubação foliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.