Na calagem podem ser utilizados vários produtos para neutralizar a acidez do solo, ou seja, carbonatos, óxidos, hidróxidos e silicatos de cálcio e magnésio. Os corretivos têm a característica de diminuir os teores de H+ e Al³+ na solução do solo. A adição de corretivos no solo provoca a substituição do H+ e do Al³+ por cátions básicos. Os principais produtos corretivos da acidez do solo são:
Calcário Agrícola
O calcário é o produto mais utilizado pelos agricultores na neutralização da acidez do
solo. A calagem, prática de aplicar calcário no solo, é importante para eliminar a acidez do solo, criando condições favoráveis para a melhoria da fertilidade do solo, disponibilizando os nutrientes necessários às plantas. O calcário é obtido pela moagem de rochas calcárias, cujos componentes são carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3).
A ação neutralizante do calcário se deve às seguintes reações:
Por que se recomenda aplicar calcário com antecedência, geralmente, de 30 dias ao plantio?
Pelo motivo que nessas reações, o CO3 é uma base fraca e, consequentemente, a formação de íons OH- é lenta. Além de um adequado teor de água no solo para que os corretivos de acidez possam reagir. Os calcários podem ser calcíticos, em que predomina o carbonato de cálcio (CaCO3), e dolomíticos quando são constituídos de carbonato de cálcio e de magnésio (CaMgCO3). Os calcíticos podem ter até 5% de MgO e os dolomíticos acima de 12% de MgO. Os magnesianos são aqueles que possuem de 5 a 12% MgO. Isso é importante na escolha do corretivo para aplicar no solo. Solos deficientes em cálcio e com bons teores de magnésio, a preferência deve ser para os calcíticos. Solos deficientes em magnésio, a busca deve ser pelo calcário dolomítico. Muitas vezes, para manter a relação Ca/Mg ou mesma aumentá-la, há necessidade de uma mistura de dolomítico e calcítico para atingir os níveis de Ca e Mg que se deseja.
Como aumentar ou manter, pela calagem, a relação Ca/Mg
Como aumentar ou manter, pela calagem, a relação Ca/Mg
Resultados de pesquisa mostram que calcários com teor de 10% de carbonato de magnésio é o suficiente. Em solos arenosos, há deficiência desse nutriente.
As recomendações de calagem, preconizadas pela pesquisa oficial, são de um calcário com PRNT de 100% aplicado e incorporado na camada de 0-20 cm do solo. Quando o PRNT do calcário está abaixo desse valor, o agricultor deve fazer a correção da quantidade estabelecida. Para obter o fator de correção, divide-se 100 pelo PRNT do calcário. Exemplo: Uma análise de solo recomenda aplicação de 3 t/ha de calcário com PRNT 100% e na profundidade de 0 - 20 cm do solo. O calcário comprado possui 78% de PRNT e a camada a ser aplicada é de 10 cm de profundidade.
fator de correção (f) = 100/78 = 1,28
3 t/ha x 1,28 = 3,84 t/ha. Isso seria para uma camada de 0-20 cm de solo. Como no exemplo acima, se a camada fosse de 10 cm, deveríamos aplicar a metade, ou seja, 1,92 t/ha.
Qual a importância do PRNT do calcário
Custo da tonelada efetiva de um calcário"
Influência do PN na qualidade do calcário
Qual a importância do PRNT do calcário
Custo da tonelada efetiva de um calcário"
Influência do PN na qualidade do calcário
Resultados de análises de solos têm mostrado uma relação Ca/Mg de 1:1. Isso é devido à utilização, em maior proporção, de calcários calcíticos em detrimento dos dolomíticos. As causas mais prováveis desse fato podem ser várias: ou na calagem é recomendado a aplicação de calcário sem estabelecer qual tipo; ou as jazidas mais próximas do produtor são, em grande parte, de origem calcítica; ou o preço do calcítico é mais barato que o dolomítico. Cabe ao engenheiro agrônomo e o consultor da propriedade verificarem qual a necessidade de calcário, com cálcio ou cálcio mais magnésio.
Para serem registrados e comercializados, os calcários devem apresentar as seguintes garantias mínimas:
PRNT de 45%, soma de CaO e MgO igual a 38% e PN de 67%. Qualquer valor abaixo impede o registro do produto e, portanto, não liberado para comercialização.
Óxidos
A cal virgem agrícola é produzida pelo aquecimento do calcário em grandes fornos. Há emissão de CO2.
Nessa reação há liberação imediata de OH- conferindo a neutralização.
A cal virgem é um corretivo de ação imediata, e ela pode causar prejuízos às sementes, às plântulas e aos microorganismos, pela geração de calor. Para evitar esses prejuízos a cal virgem deve ser aplicada com antecedência ao plantio. Na aplicação, a água do solo é absorvida, gerando a formação de grânulos endurecidos, constituídos de uma capa de Ca(Mg)CO3. A cal virgem dolomítica pode apresentar 60% de CaO e 30% de MgO, além de um PRNT de 180%.
A quantidade recomendada para um PRNT 100%, com o uso de cal virgem essa quantidade será reduzida. Por quê? Porque a cal virgem tendo um PRNT no mínimo de 120%, o fator (f) de correção da quantidade será igual a 100/120 .'. f = 0,83. Uma quantidade recomendada de 5 t/ha seria reduzida para 4,15 t/ha (5 x 0,83). Resta confrontar o preço para ver se é vantajoso. Quanto maior o PRNT da cal virgem menor a quantidade recomendada.
A quantidade recomendada para um PRNT 100%, com o uso de cal virgem essa quantidade será reduzida. Por quê? Porque a cal virgem tendo um PRNT no mínimo de 120%, o fator (f) de correção da quantidade será igual a 100/120 .'. f = 0,83. Uma quantidade recomendada de 5 t/ha seria reduzida para 4,15 t/ha (5 x 0,83). Resta confrontar o preço para ver se é vantajoso. Quanto maior o PRNT da cal virgem menor a quantidade recomendada.
A cal virgem agrícola para ser comercializada, de acordo com a Legislação brasileira de corretivos, deve apresentar as garantias mínimas de 125% de PN, soma de CaO + MgO de 68% e PRNT de 120%.
Hidróxidos
Aqui encontramos a cal hidratada (Ca(Mg)(OH)2 ou cal extinta, que são hidróxidos resultantes da hidratação da cal virgem. O hidróxido de cálcio é um pó branco com um grau de pureza de 95%. Em contato com a umidade do ar pode acontecer a carbonatação.
Por ser muito fino, sua aplicação a lanço não é muito confortável. A ação do hidróxido de cálcio é imediata por causa da dissolução do mesmo.
A cal hidratada agrícola deve apresentar garantias mínimas: PN de 94%, soma de CaO e MgO de 50% e PRNT de 90%.
Silicatos
São resíduos das indústria de aço, escórias, que contêm silicatos de cálcio e/ou magnésio. Esses produtos têm ação neutralizante devido aos silicatos de Ca e Mg.
As garantias mínimas são aquelas do calcário agrícola.
Escolha dos silicatos de cálcio e magnésio para agricultura
Os diferentes corretivos do solo e a legislação
Os diferentes corretivos do solo e a legislação
A argamassa da construção cívil é considerada cal hidratada? Podemos usar na correção do PH dos solo?
ResponderExcluirA argamassa da construção civil é feita de vários componentes como cimento, cal e areia, etc, conforme o tipo a ser usado. A argamassa não serve para neutralizar a acidez do solo. A cal hidratada agrícola pode ser usada.
ExcluirGastão, boa tarde
ExcluirEm determinada área tenho que por 3 ton de calcario, se eu colocar cal agricola hidratada qual seria a quantidade pode ser menos por ser mais concentrada e de ação rapida. custo/beneficio.
A necessidade de calagem é recomendada para a utilização de um calcário com PRNT de 100%. Se o calcário estiver abaixo de 100%, será preciso fazer a correção da quantidade.
ExcluirA cal hidratada pode ser utilizada desde que tenha um PRNT mínimo de 90% para ser comercializada. Geralmente a cal hidratada tem um PRNT superior a 100%. Neste caso você vai usar menos cal.O cálculo é o seguinte:
1) primeiro verifique qual o PRNT da cal hidratada;
2 (100 / PRNT) x 3,0 = nova quantidade
Use uma dosagem recomendada de cal dolomita antes da aração, caso existe compactação do solo (verificar ) fazer aração profunda com aivecas a 040 cm de profundidade ,vai s e surpreender com o resultado, tivemos uma colheira de milho acima de 180 sacas por hectare
ExcluirBom dia, preciso corrigir uma área, porém, não posso incorporar, se eu usar cal ela vai corrigir o perfil do solo sem incorporação?
ResponderExcluirA recomendação de calagem é para ser incorporada na camada arável para um melhor resultado. Em pomares, a recomendação é mais superficial para não provocar danos no sistema radicular das plantas.
ExcluirOlá, bom dia.
ResponderExcluirPreciso corrigir a acidez do solo, porém não sei a dosagem de cal por metro ².
Se se você tem a necessidade calcário, fazer a conversão da quantidade pelo PRNT da cal como explicado na postagem.
ExcluirCada 1 t/ha ou 1.000 kg/ha /10 é igual 100 g/metro. É esta a vossa pergunta?
Ola Bom dia cultivo horta de porte pequeno sob estufa, já plantei as muda e estão com porte médio, ocorre que analisei o PH do solo e preciso elevar para 6.5 a 7.0 tendo em vista que encontra-se em 5.0 a 5.5, como corrigir sem prejudicar as plantas?
ResponderExcluirAcho que não precisa elevar tanto o pH. O que vc cultiva?
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirTenho cal hidratada (utilizado na construção civil ).
Posso utiliza-lo para corrigir acidez do solo?
Tem algum malefício para o meio ambiente?
Obrigado
O artigo acima fala sobre hidróxidos. Veja se o seu apresenta o PN e PRNT exigidos como garantia
ExcluirUsaram veneno para matar o mato, o que faço agora para recuperação do solo? Pode me ajudar?
ResponderExcluirRecomendo consultar a assistência técnica de sua região para verificar no local os danos à partir do produto que foi usado.
ExcluirEu tenho uma dúvida sobre o excesso de calagem (super calagem), quais serão os efeitos da supercalagem no solo e na planta? Eu sei que com o pH muito elevado vários nutrientes ficaram indisponíveis para a planta. Isso estará relacionado aos teores de OH- que ficaram na solução do solo? Não compreendi o porque da planta não conseguir assimilar os nutrientes! Desde já lhe agradeço pela dedicação e trabalho, já acompanho seu blog há algum tempo e só tenho a parabenizá-lo!
ExcluirLeia:
Excluirhttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/10/problemas-causados-pela-super-calagem.html
Bom dia.
ResponderExcluirComo Determinar a RE de um calfiller? Ela pode ser maior 100%?
Um calcário filler pode ter uma reatividade maior que 100% por ter partículas mais finas que passam na peneira ABNT 50.
ExcluirBom dia
ResponderExcluirGostaria de saber qual metodologia utilizada pra determinar a RE de um calcário Filler ela pode ser maior que 100%?
Tamiz Tamaño %
N°20 0.84 mm 0.13
N°50 0.297 mm 4.02
N°100 0.149 mm 15.12
N°200 0.074 mm 26.40
Fondo 54.53
Leia, e atente para os itens 3 e 4
Excluirhttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2015/11/calculo-do-pn-de-um-calcario-pelo.html#more
Gastão.
ResponderExcluirEm uma área irrigada por gotejamento, tem-se a necessidade de correção apenas na área de formação do buldo.
Gostaria de saber como calcular a quantidade de cal hidratada agrícola será necessário injetar pela irrigação. E como seria a forma de injetar, em uma unica parcela ou em varias?
É possível fazer correção de solo utilizando o supercal?
ResponderExcluirVocê tem que ver se a soma de CaO + MgO estão dentro da legislação e o PRNT. Leia:
Excluirhttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/05/os-diferentes-corretivos-do-solo-e.html
Tenho cal virgem utilizado em construção, se usá-lo como corretivo posso prejudicar o solo?? Obrigado
ResponderExcluirLeia o texto a parte referente a OXIDOS. Ali fala em Cal virgem
ExcluirOlá, a cinza calcítica proveniente da industria de celulose e boa para correção da acidez do solo?
ResponderExcluirExistes pesquisas sobre isto. Leia
Excluirhttp://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_30450.pdf
http://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_33442.pdfhttp://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_33442.pdf
Olá Professor, Gostaria de receber uma orientação técnica.
ResponderExcluirPara calcular o teor de cálcio e magnésio no solo, com a aplicação do Oxido (cal Virgem), por quanto devo dividir para determinar o teor de cálcio e magnésio no solo .
Por exemplo,
Aplico 1000 kg/ha de calcário com 60% de Cao e 30% de MgO
1.000 x 60% = 600
por quanto devo dividir esse valor de 600 para determinar quanto cmol ou meq de cálcio irá adicionar no solo.
Da mesma forma, para o Mg
1.000 x 30% = 300
por quanto devo dividir esse valor para determinar quanto meq de Mg será adicionado no solo?
Leia:
Excluirhttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/11/quanto-se-adiciona-de-ca-e-mg-pela.html
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2011/01/calcio-e-magnesio-adicionados-pelo.html
Boa noite
ResponderExcluirQual é o percentual ideal de calcario num vaso plantado com 50 litros de terra, sendo que a acidez do solo está em 3,5 e quanto tempo demora pra que o calcário agir??
Grato
Na recomendação de calcário leva-se em conta a soma de cátions básicos,a percentagem de saturação de cátions, o valor da CTC a pH 7. Assim fica difícil, sem uma análise deste solo, fazer uma correta recomendação. O calcário leva, em média, até 3 meses para reagir no solo.
ExcluirA Cal virgem(pedra queimada, tem um efeito mais rápido, é imediato?
ResponderExcluirPor favor corrija esse cálculo,numa profundidade de 20 cm:
4t hectare=100x100 mt
2t meio hectare= 50x100 mt
1t Um quarto de hectare 50x50 mt
1/2t 1/8 de hectare 25x50 mt
250 kg área 25x25 mt
125 kg área 12,5x25 mt
62,5 kg área 12,5x12,5 mt
31,25 kg área 6,5x12,5 mt
15,75 kg área 6,5x6,5 mt
7,75 kg área 3,25x6,5 mt
3,37 kg área 3,25x3,25 mt
1,15 kg área 1,12x3,25 mt
meio kg área 1,12x1,12 mt
De cal virgem pra corrigir acidez?
Em tese é este o cálculo?
Muito obrigado
Olá, meu solo está com Magnésio bom, porem quero usar um fertilizante que tem 90% de cálcio para corrigir o PH e aumentar a CTC do solo, e viável? ou tenho que usar o calcário?
ResponderExcluirEste fertilizante é um corretivo da acidez do solo ou adiciona cálcio. Para ser corretivo do solo não basta ter cálcio. Você entendeu o texto acima? Leia também os artigos selecionados nos links.
ExcluirO cal virgem serve para tirar a acidez da terra .
ResponderExcluirVocê leu o artigo? Leia novamente e encontrará a resposta.
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluiro cimento comum de construção civil é considerado corretivo de solo?
Você se refere àquele pó escuro que se mistura com areia, água? Se for isto, não.
ExcluirBom dia,
Excluiro Sr. poderia me dar uma explicação mais especifica por que não é considerado?
Embora o carbonato de cálcio está presente na fabricação do cimento, ele não é recomendado como corretivo de solo. Existe trabalho avaliando os resíduos da construção civil e de demolição como corretivo de solo. Falta ainda dados para que seja aprovado como corretivo da acidez do solo. Mas o baixo PN e PRNT não seria suficiente para ser registrado como corretivo da acidez.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirComo ocorre a contaminação do solo, água, por metais pesados presentes na composição dos corretivos de acidez?
Leia:
Excluirhttps://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/29609/1/OPB286.pdf
Boa noite. Trabalho em uma empresa de calcário e cal agrícola e gostaria de saber. Como calcular o PRNT da cal? como quantifica-lo? Este conceito foi criado para calcário (CaCO3) pois em sua formula ele eva em consideração a granulometria.Já a cal não tem esta interferencia então como quantificar esse poder de neutralização? Sabe-se que é superior a 160% mas como saber a exatidão? qual formula usar? tenho usado pelo método de calculo a partir do percentual de CaO e MgO da amostra.
ResponderExcluirNa cal você considera uma reatividade (RE) de 95% ou 100% já que é um pó muito fino. O PN é em função de CaO e MgO
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirTenho uma dúvida em relação a dissolução da calagem em água. Encontrei em vários sites que informações que alegam que alguns tipos de calagem tem pouca dissolução em água,por conta da granulometria. Porém encontrei em seu site que o cal reage com a água e forma outros substâncias. Gostaria de saber qual tipo de calagem tem maior dissolução em contato com a água?
Não menos importante,gradeço pelo excelente artigo, as informações estão coesas e de fácil entendimento.
O contato é com a umidade do solo. Na escolha do calcário atente para o PN, PRNT e soma de CaO + MgO, leia os links destacados no texto.
ExcluirBoa tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se é possível aplicar hidróxido de cálcio (cal virgem apagada) via foliar em alface. Visando suprir a necessidade da cultura de calcio.
Prefira outro produto como fonte de Ca.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirExiste cal hidratada agrícola sem cálcio e magnésio? Alguém sabe?
ResponderExcluirexplique a ação do calcario para neutralizar a acides do solo?
ResponderExcluirBoa tarde Professor!
ResponderExcluirComo fazer o cálculo da quantidade de calcário a aplicar na cova e não por hectare?
Leia:
Excluirhttps://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2019/09/calculo-para-aplicacao-do-calcario-em.html
Sr. Gastão,
ResponderExcluirPrimeiramente, muito obrigado por disponibilizar informações tão importantes neste portal. Minha dúvida é acerca da cal hidratada não agrícola, se é que se pode dizer assim, tão fácil de ser encontrada nos grotões do Brasil.
Tal cal é utilizada para pintura em construções e muitos fabricantes acrescentam a esse material um fixador; tal fixador é para que a pintura não se desprenda com facilidade das paredes pintadas.
Essa substância química que vem misturada com a cal hidratada não é danosa ao meio ambiente, ou às plantas, ou à saúde das pessoas, ou à saúde dos animais? Considero essa questão importante, pois há horticultores pequeninos, encontrados em muitos grotões do Brasil, que encontram com facilidade esse tipo de cal; porém, em relação ao calcário, o mesmo não pode ser dito.
Desde já, agradeço pela resposta.
Eudes.
O importante é verificar se ela está dentro dos preceitos estabelecidos pela ABCP (Associação Brasileira dos Produtores de Cal) através de um selo, e se ela está dentro dos requisitos da NBR - 7175. A cal hidratada para pintura não é danosa ao meio ambiente, nestas condições.
ExcluirMuito obrigado pela resposta, Sr. Gastão.
Excluir