segunda-feira, 27 de maio de 2019

Ação do Gesso e do Calcário na Relação Ca:Mg



O calcário contribui para a neutralização da acidez do solo, com a elevação do pH, e adicionar Ca e Mg quando se utiliza um calcário dolomítico (>12% de magnésio). DEMATÉE observou que em solo que recebeu calcário, a aplicação de gesso agrícola (2 t/ha) aumentou a produtividade da soqueira em mais 10 t/ha do que a testemunha apenas feito a calagem. O gesso proporcionou um aumento dos
teores de cálcio em profundidade, inclusive em relação à testemunha sem calcário e à parcela que recebeu calcário. Isto se deve a maior solubilidade do gesso em relação ao calcário, e o carregamento do Ca pelo sulfato. Entretanto, o gesso acarretou uma diminuição dos teores de magnésio na superfície, inclusive quando comparado à testemunha. Por causa disto a relação Ca:Mg na camada superficial aumentou comparando com a relação onde foi aplicado calcário, e com aumento da produtividade. Mesmo assim, o teor de Mg está acima do valor crítico. 

Aplicando-se o dobro de gesso, ou seja, 4 t/ha houve modificações nos teores de Ca e, principalmente, no de Mg. A produtividade da cana manteve-se em alta. Houve diminuição do Mg nas camadas superficiais e aumento da relação Ca:Mg na segunda camada quando comparado as parcelas que receberam 2 t/ha. Entretanto, quando foi aplicado juntos gesso e calcário, a relação Ca:Mg diminuiu, mantendo a mesma produtividade, nas parcelas com gesso, uma melhor distribuição do Ca e Mg ao longo do perfil e um aumento do valor da saturação por bases tanto na superfície como em profundidade. Neste caso, de 4 t/ha de gesso, houve um empobrecimento do magnésio na camada superficial e uma redistribuição deste nutriente em profundidade. Por sua vez, o cálcio teve um enriquecimento tanto na superfície como em profundidade. Devido ao aumento do cálcio e a redução do magnésio, a relação Ca:Mg aumentou nas duas camadas. O autor cita que o aumento de produtividade não está relacionado com a relação Ca:Mg e sim à distribuição dos nutrientes profundidade promovendo um melhor desenvolvimento do sistema radicular na busca de absorção dos elementos.

Neste trabalho de pesquisa ficou constatado que a aplicação de gesso isolada em solos de baixa CTC provoca uma diminuição sensível do teor de magnésio do solo. O estudo mostrou que a aplicação de calcário e gesso promove um enriquecimento do solo em Ca e Mg em todo o perfil do solo.

Souza e Lobato sugere para solos de Cerrados com saturação de Al³ maior que 20% saturação de Ca² menor que 0,5 cmolc/dm³ (ou 5 mmolc/dm³) na camada de 0-20 cm ou 20-40 cm, para que haja resposta à aplicação de gesso agrícola. No caso de culturas perenes, a fórmula de cálculo da necessidade de gesso seria:
NG (t/ha) = 7,5 x teor de argila em g/kg
No caso da argila ser expressa em %, o teor de argila em g/kg será igual a % x 10.
Raij em 2008, para o Estado de São Paulo, sugeriu a fórmula NG (t/ha) = 6 x teor de argila, quando o solo apresentar saturação por Al³ maior que 40% e teor de Ca inferior a 0,4 cmolc/dm³ (ou 4 mmolc/dm³).

REFERÊNCIAS

DEMATTÊ, J.L.I. Ação do gesso e do calcário na relação Ca:Mg do solo e na produtividade da cana-de-açúcar. Disponível em <http://www.ipni.net/PUBLICATION/IA-BRASIL.NSF/0/986BE9C232196BC483257A8D006B3137/$FILE/Jornal11-16-136.pdf> Acesso em 20 de maio de 2019.
GESTÃO NO CAMPO. Qual o melhor calcário? Calcítico ou dolomítico? Disponível em <http://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/artigos/beneficios-do-calcario-dolomitico-ao-solo-2/> Acesso em 19 de maio de 2019.

15 comentários:

  1. Devo incorporar o gesso ? Ou não há necesdidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade de incorporar porque o gesso agrícola é muito solúvel e o Ca é carreado para as camadas mais profundas do perfil do solo.

      Excluir
  2. Professor mais uma dúvida, no plantio de cana no sistema meiosi na proporção 1:6 como calculo a porcentagem que estar a ocupando da minha área.de cana plantada

    ResponderExcluir
  3. dê mais detalhes, como espaçamento entrelinhas, etc

    ResponderExcluir
  4. Professor a necessidade de gessagem pela quantidade de calcario e pela (nc) ou (qc) do calcário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/08/necessidade-de-gessagem-parte-i.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/08/necessidade-de-gessagem-parte-ii.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/08/calculo-da-gessagem-em-funcao-do-teor.html


      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/09/calculo-das-necessidades-de-calagem-e.html

      Excluir
  5. Afinal o gesso carreta ou não o calcario para camadas nas profundas?

    ResponderExcluir
  6. Prof. boa tarde.

    Li uma informação de uma consultoria acerca da correlação do Ca, Mg e K, chamada ajuste fino (Ca + Mg)/K, onde um valor acima de 28% resultaria em baixa produtividade agrícola.

    O senhor tem alguma informação a respeito?

    ResponderExcluir
  7. Primeiro confirme estes 28% pois a relação é referente ao K Ca e Mg expressos em cmolc ou mmolc/dm³

    Leia: http://www.scielo.br/pdf/aa/v31n2/1809-4392-aa-31-2-0193.pdf

    ResponderExcluir
  8. Em uma análise de solo de 0 a 20 tem-se uma CTC em torno de 8 e saturação por base também é de 74% e o PH a água é de seis e meio por cento a relação de cálcio e magnésio é de 1.3 para elevar esta relação o que devo fazer aplicação de gesso é a melhor sugestão? Caso não seja qual seria a melhor opção? O teor de argila deste solo é em torno de 40%. Se o gesso for a melhor opção com qual dosagem poderia estar trabalhando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem mais Mg do que Ca. Então, uma aplicação de calcário calcítico seria a melhor opção.

      Excluir
    2. MAIS O PH ESTA 6,5 E V% ESTA ALTO MEAMO ASSIM FAZ CALCARIO? E O GESSO?

      Excluir
    3. Se a cultura que vc vai plantar exige um V2 menor que 74% não há necessidade de aplicar calcário. O gesso agrícola carrega o Ca para as camadas mais profundas e o íons SO4 reage com alumínio da camada profunda tornando-o insolúvel. Assim se o solo nas camadas mais profundas possui Al, o gesso o insolubilizará. Além das raízes mais profundas se beneficiarem do Ca.

      Excluir
  9. Obrigado pelas informações de Gesso.
    Deu pra entender melhor ainda sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.