segunda-feira, 20 de maio de 2019

Analisando os Conceitos do Resultado da Análise do Solo



Matéria Orgânica do Solo (MOS)


A MOS, no resultado da análise do solo, é expressa em g/kg. Para converter este valor em % ou dag/kg:
g/kg / 10 = % ou dag/kg
dag/kg ou % x 10 = g/kg
Quanto tem de MOS um solo com 2 dag/kg ou 2 % ?
Considerando um ha de solo (10.000 m²) e uma camada arável de 20 cm (0,20 m) e uma densidade específica de 1,0 kg/dm³, teremos um volume de solo de:


10.000 x 0,20 x 1,0 = 2.000 m³ ou 2.000.000 kg
Então, 2 % x 2.000.000 /100 = 40.000 kg/ha. Dividiu-se  por 100 porque estamos falando de %.
Se no  resultado da análise do solo aparecer o teor de carbono (C) basta multiplicar este por 1,72 e teremos o resultado em MOS.
MOS = C x 1,72
Como se chegou a este índice 1,72?
A MOS é formada de 58% de carbono (C) e outros elementos. Então 100/58 = 1,72


pH do solo


O pH mede a atividade de H+ que está presente na solução do solo. É o que chamamos de acidez ativa. Quando se faz a calagem há uma neutralização da acidez do solo. Entretanto, o pH corrigido não permanece neste estágio ao longo dos anos por causa da exploração de culturas  ao longo dos anos que trazem retorno econômico para o agricultor. O manejo do solo, os cultivos sucessivos, o uso de adubos nitrogenados que provocam a acidez do solo, as chuvas constantes e outros fatores contribuem para baixar o pH do solo. Quando uma planta absorve Ca++, Mg++, K+ ela libera, pelos exsudatos das raízes, o H+ que provoca a acidez do solo.
Há dois processos para determinar o pH numa análise de solo: o pH em água e o pH em CaCl2. Este último é muito usado em alguns Estados brasileiros e serve para diminuir a influência dos sais sobre a leitura. Esta leitura é mais baixa no extrator CaCl2  quando comparada com a leitura em água.


O pH serve para apontar a fertilidade de um solo, ou seja, acima de pH  5,6 em água é um indício de não existir mais Al³ tóxico no solo. O Al³ tóxico está presente em solos com pH menor que 5,5 e, consequentemente, são baixos os teores de Ca++ e Mg++, baixa saturação por bases V%, fixação do P, e baixa atividade dos micro-organismos. Entretanto, há uma melhor disponibilidade de Cu, Zn, Mn e uma baixa disponibilidade de B.


A melhor faixa de pH para as culturas está ente 6,0 e 6,5 na qual os nutrientes apresentam melhor disponibilidade para as plantas.
Acima de pH 6,5 já aparecem problemas na disponibilidade de nutrientes para as culturas.
Alumínio Al³+, acidez trocável, é o inimigo das plantas, pois a sua presença no solo é tóxica para elas. Quando se faz a calagem, há uma dissociação do CaCO3 e MgCO3 liberando OH- que reage com o H+ do solo formando H2O. Com isto, há uma elevação do pH do solo com precipitação do alumínio na forma de Al(OH)3 que é insolúvel e não tóxica para as plantas.

(H+Al)

Esta forma é chamada acidez potencial ou acidez total. Está presente em solos ricos em matéria orgânica e se o pH do solo é baixo.

Soma de bases (SB)

É a soma dos cátions básicos Ca++, Mg++, K+ e Na+. Aqui todos os cátions devem estar expressos em cmolc/dm³. Se o K ou o Na estiverem expressos em mg/dm³, é preciso convertê-los para a unidade cmolc/dm³.
Converter mg/dm³ de K em cmolc/dm³
cmolc/dm³ = massa atômica em g /valência /100
cmolc/dm³ K = 39,1 g /1 /100 = 0,391 g/dm³ ou 391 mg/dm³
No caso de K = 25 mg/dm³
1 cmolc/dm³ K equivale a.......... 391 mg/dm³
quanto cmolc/dm³ K equivale ....  25 mg/dm³
X = 25 x 1 / 391 = 0,06 cmolc/dm³ K
No caso do sódio (Na)
1 cmolc/dm³ Na = 23 g /1 /100
1 cmolc/dm³ Na = 0,23 g/dm³ = 230 mg/dm³
Não esqueça que no caso do Ca e do Mg eles são divalentes, logo a valência = 2
Veja o que a análise do solo indicou de Na e faça a regra de três como foi feita para o K.

Capacidade de troca de cátions a pH 7,0 ou (T)


A CTC a pH 7.0 representa a quantidade total de cargas negativas que um solo pode conter se o pH fosse 7. Estas cargas negativas retém os nutrientes que apresentam carga positiva como Ca²+, Mg²+, K+, Na+, (Al³+ + H+). Isto favorece a adsorção de nutrientes adicionados pela calagem, como Ca²+ e Mg²+ e outros nutrientes que o produtor adiciona pela adubação.
CTC a pH 7,0 (T) = Ca²+ + Mg²+ + K+ + Na+ + (H+Al)
A CTC é expressa em cmolc/dm³. Para isto, todos os elementos da soma devem estar expressos em cmolc/dm³. Se o K+ e o Na+ estiverem expressos em mg/dm³, eles devem ser convertidos em cmolc/dm³ como explicado anteriormente.
Se os elementos da soma estiverem em mmolc/dm³, eles devem ser convertidos em cmolc/dm³. Neste caso, a conversão é a seguinte:
mmolc/dm³ /10 = cmolc/dm³
A elevação de matéria orgânica num solo e a erosão contribui para diminuir o valor T. O aumento de Al³+ e de H+ contribui para diminuir as cargas negativas o que prejudica a retenção dos cátions Ca²+, Mg²+, K+. Quando isto acontece, os nutrientes Ca²+, Mg²+, K+ podem ser perdidos por lixiviação. Daí a importância de neutralizar a acidez do solo pela calagem.

Capacidade de Troca de Cátions Efetiva (t)

Representa a soma dos cátions básicos ou trocáveis não levando em conta o H+. Vem a ser a quantidade de cargas negativas ocupadas pelos cátions trocáveis. Ela é expressa em cmoc/dm³.
CTC efetiva(t) = Ca²+ + Mg²+ + K+ + Na+ + Al³+

Saturação por Bases (V%)

Vem a ser a quantidade de cargas negativas do solo que estão ocupadas por bases trocáveis como Ca²+, Mg²+, K+, Na+. Para calcular o V% é preciso saber o valor da SB e do T.
V % = (SB / T) x 100
Quando se faz a calagem, busca-se elevar a saturação por bases em relação àquela exigida para cada cultura (V2). O aumento do valor  V reduz os teores de H+ e Al³+ e consequentemente a acidez do solo.
Os valores V2  são indicados pela pesquisa dos diversos Estados brasileiros e podem variar de um para outro. 




3 comentários:

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.