fertilizante organomineral granulado |
Os fertilizantes organominerais vem aumentando a sua participação no mercado a cada ano. Nestes, a liberação de fósforo da fração orgânica é de 50% na primeira safra, enquanto o potássio é liberado 100%. Os produtos orgânicos têm uma importância muito grande na agricultura porque promovem:
- melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo;
- retenção da umidade do solo;
- aumento da capacidade de retenção de cátions;
- aumento da CTC do solo;
- aumento do teor de fósforo no solo (P) regulando a sua disponibilidade;
- aumento do teor de matéria orgânica do solo (MOS);
- aumento da atividade microbiana do solo promovendo uma maior solubilização dos fertilizantes e liberando nutrientes para as plantas.
Mas um cuidado deve ser tomada em relação à quantidade aplicada no solo. O excesso de orgânicos pode causar a lixiviação de nitratos e transporte do fósforo (P) para fontes de água. Os produtos orgânicos não suprem as quantidades de NPK requeridas pelas plantas, pois a presença destes nutrientes na sua composição é muito pequena. A maior parte deve ser satisfeita pela adição de fertilizantes minerais. Outro problema é a utilização de materiais orgânicos de alta relação C/N, pois não vão suprir as plantas em nitrogênio (N), e neste caso deve-se adicionar um adubo nitrogenado. Como a relação C/N é muito alta, na decomposição do produto orgânico os microorganismos vão aproveitar o N contido no solo para a realizar a decomposição. Daí porque deve-se acrescentar um adubo nitrogenado para evitar o empobrecimento do solo quanto a este nutriente. Os produtos orgânicos com alta relação C/N devem ser utilizados em culturas de leguminosas, pois estas plantas apresentam a propriedade de fixar o N do ar através da fixação biológica (FBN), por meio de bactérias existentes nas raízes da semente inoculada.
Os fertilizantes organominerais apresentam o N na forma mineral e orgânica. O N mineral é absorvido pelas plantas mais rapidamente que o N orgânico, o qual é aproveitado depois. Como o N orgânico não é absorvido pelas plantas de imediato, ele precisa ser mineralizado para ser utilizado nas formas N-amoniacal e N-nítrica. Isto faz com que o N fique mais tempo no solo. Enquanto a forma mineral é facilmente lavada pelas águas das chuvas, o N orgânico é armazenado no solo.
A mineralização da matéria orgânica do solo (MOS) libera fósforo solúvel no momento que a planta precisa. Isto é muito importante, pois os fosfatos solúveis em água, quando em contato com o solo úmido, têm disponibilidade imediata de P. O que a planta não aproveita de imediato é fixado pelos compostos de ferro e de alumínio. O potássio (K) é um cátion com cargas positivas, as quais se ligam às cargas negativas do húmus ficando disponíveis para as plantas e, consequentemente, a lixiviação dele no perfil do solo é menor.
O esterco de animais, suínos e bovinos, e as camas de frangos podem ser submetidos à compostagem e à adição de fertilizantes minerais. Os fertilizantes organominerais podem ser utilizados na forma granulada. O esterco de frangos apresenta os maiores teores de N e P. A vinhaça e o bagaço de cana podem ser utilizados na produção de organosminerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.