segunda-feira, 7 de junho de 2021

Importância da Reciclagem de Nutrientes na Agricultura



 Os solos brasileiros, como na Amazônia, são pobres em macronutrientes como o fósforo (P), o potássio (K), o cálcio (Ca e o magnésio (Mg), mas são ácidos e ricos em óxidos de ferro e de alumínio. Como estes solos ácidos, pobres em nutrientes, podem criar condições favoráveis ao desenvolvimento e crescimento das árvores? Na camada superficial de uma floresta encontramos toda sorte de resíduos: folhas caídas no chão, galhos quebrados, cascas, etc, ricas em carbono (C) e outros nutrientes. A decomposição destes resíduos

pelos micro-organismos (fungos micorriza) do solo facilita a liberação destes nutrientes que ficam à disposição das árvores. A camada 0-20cm do solo nestas florestas é rica em nutrientes que são aproveitados rapidamente pelas pequenas raízes que crescem na superfície do solo, com a ajuda dos fungos micorriza. Temos aqui a "Reciclagem de Nutrientes".

O desmatamento, bem como as queimadas, promovem um desequilíbrio no sistema florestal quebrando a tônica que permitia o crescimento e desenvolvimentos das árvores em solos pobres. Quem pratica a queimada tem uma resposta boa nos primeiros anos, pois esta prática libera nutrientes para o solo e que são absorvidos pelas plantas. Mas isto é enganoso. À medida que os anos passam, o solo vai empobrecendo em teores de nutrientes e aumentando a acidez, uma vez que não é feito a neutralização da acidez com a utilização de corretivos, nem é feita a reposição dos nutrientes retirados pelas plantas. A cada safra diminui os nutrientes no solo, e como não há reposição, as produtividades das plantas diminui. Sem a presença do fungo micorriza para decompor os resíduos orgânicos e a erosão causada pelas chuvas, os solos vão empobrecendo pela retirada da cobertura vegetal. No Cerrados, a queimada promove um aumento na concentração de nutrientes na camada superficial do solo, mas isto vai diminuindo gradativamente nos anos subsequentes.

O que é Reciclagem de Nutrientes? 

Reciclagem de nutrientes é a contínua transferência de nutrientes do solo para as plantas, e destas para o solo.

A reciclagem de nutrientes no solo se processa da seguinte maneira:

  • as plantas absorvem os nutrientes do solo;
  • as plantas utilizam  no seu processo de crescimento e produção os nutrientes absorvidos;
  • as partes das plantas que caem no solo, como folhas mortas, galhos, raízes, frutos, etc, formam uma biomassa. Esta biomassa se decompõe pela ação dos micro-organismos do solo e libera os nutrientes;
  • os nutrientes liberados, na decomposição dos resíduos orgânicos, são aproveitados para a nutrição das plantas.
Na manutenção de uma cobertura vegetal no solo para promover uma reciclagem de nutrientes, deve-se dar prioridade às leguminosas porque elas têm a capacidade de fixar o nitrogênio do ar. Uma consorciação delas com as culturas de exploração econômica é de grande valia, pois elas quando cortadas e incorporadas ao solo sofrem uma decomposição e retornam os nutrientes que serão aproveitados pelas culturas nas safras seguintes, além de aumentar o teor de matéria orgânica do solo, melhorar a fertilidade e as características físicas e biológicas do solo. Não revolver o solo, mantendo a palhada na superfície, provoca menor decomposição e, consequentemente, menor liberação de nutrientes. O correto seria a incorporação desta palhada no solo o que provocaria uma maior decomposição e maior liberação de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.