terça-feira, 1 de março de 2011

Época de Semeadura dos Adubos Verdes

Quando se pratica a adubação verde, a época de semeadura é um dos fatores imprescindíveis para se alcançar boas produtividades das culturas. As leguminosas são preferidas, quando o assunto é adubação verde, porque elas têm a capacidade de fixar o N do ar, através das bactérias fixadoras, e incorporam nutrientes no solo. São plantas que deixam no solo uma quantidade muito grande de N, P e K. Quanto menor a relação C/N, mais rápida é a decomposição dos resíduos. Quando se usa o Sistema de Plantio Direto, deve-se utilizar resíduos de maior relação C/N. Quanto maior a relação C/N, mais lenta a decomposição do material. No gráfico abaixo podemos ver a quantidade de nutrientes NPK, em kg/ha, incorporados no solo pelas leguminosas.
Há uma incorporação alta de nitrogênio (N) e potássio (K2O) na Crotalaria juncea, soja e mucuna. O teor de P2O5 é maior com a crotalária, seguido da soja e mucuna-preta. O lab-lab promove os menores teores de NPK. Com isto, é possível reduzir a aplicação de fertilizantes minerais no cultivo seguinte. É bom fazer uma análise do solo e seguir as recomendações técnicas.

No caso do feijoeiro, pode-se utilizar plantio de cobertura, no mês de novembro, como o caso do milheto, braquiária e sorgo granífero. SIMIDU, Helena Masumi et al (2006/2007) desenvolvendo um trabalho experimental em Mato Grosso do Sul, com feijão, em plantio direto, verificaram que a palhada do milheto e o sorgo apresentaram maior produtividade de massa fresca e seca, e maior teor de nutrientes. A semeadura em junho é a mais indicada para o feijão. O uso da palhada de Brachiaria brizantha, em cobertura, proporcionou melhores condições para a produtividade do feijão, no sistema de plantio direto. Eles foram semeados na linha e com um espaçamento de 0,17 cm nas entrelinhas.
O girassol pode ser usado como cobertura ou incorporado ao solo, 60 a 80 dias após a semeadura. Seu sistema radicular é bastante profundo possuindo uma raiz pivotante, o que possibilita o reciclo dos nutrientes, melhorando a fertilidade do solo. Após a abertura dos capítulos e antes da maturação dos grãos é deixado como cobertura ou incorporado no solo. O plantio é feito nas entrelinhas do café, citros e frutíferas, com a finalidade de adubação verde. Outras culturas como o milho e a soja acusaram aumentos de 30% na produtividade.
O feijão-de-porco também é recomendado como adubo verde. No caso de adubação verde, o espaçamento entrelinhas varia de 50 a 60 cm. Cerca de quatro meses após a semeadura, surgem as primeiras vagens. Então, pode-se executar o corte da parte aérea das plantas, seguindo-se a manutenção como cobertura ou a sua incorporação no solo.
A mucuna-preta e o lab-lab podem ser intercalados com o milho, realizando-se a semeadura 75 dias após a emergência do milho - no caso da mucuna, e após 100 dias no caso do lab-lab, nas entrelinhas da gramínea. Estas duas leguminosas, na consorciação com milho, apresentam alta produção de massa verde. As sementes de mucuna-preta precisam ser tratadas com água fervente, por 10 a 15 segundos, para a quebra da dormência e o amaciamento da casca.
Nos Cerrados, onde a fertilidade do solo é baixa, ocorrência de altas temperaturas, excesso de preparo do solo, o plantio de crotalárias e feijão-de-porco é recomendado como adubo verde. Podem ser semeados em três épocas:
1.Início da estação chuvosa. Isto ocorre no mês de novembro.
2.Meados da estação chuvosa. Ocorre no início de janeiro, e há a ocorrência de veranicos.
3.Final da estação chuvosa. Isto se verifica no início de março, e há uma maior produção de massa verde.
Na cana-de-açúcar, a adubação verde deve ser feita quando da reforma do canavial. Na escolha da cultura, a ser utilizada como adubo verde, deve-se buscar uma que forneça renda extra para o produtor rural com a venda do produto. Espécies como a Crotalaria juncea, a mucuna, a soja e o amendoim devem ser as preferidas. A época de plantio, no caso de rotação ou adubação verde, deve ser após a morte da última soqueira que acontece no final de novembro e início de dezembro. No caso de ser usada a soja e o amendoim, deve-se dar preferência às variedades de ciclo curto. A colheita até março não atrasará o plantio seguinte de cana. A cana-de-açúcar deve ser plantada 20 dias após a incorporação da massa verde.
A ervilhaca é outra boa opção de adubo verde, semeada no outono/inverno. Pode ser consorciada com gramíneas.
O guandu, a leucena, a canafístula podem ser utilizadas como adubo verde, na cultura do milho. Estas espécies promovem aumento na produtividade do milho. A parte aérea das leguminosas é cortada, durante o crescimento do milho, e aplicada no solo onde ela se decompõe e fornece os nutrientes à planta. O número de cortes vai depender do rebrote das leguminosas e das exigências em nutrientes por parte do milho. As leguminosas mais adequadas, no caso do milho, são aquelas que apresentam uma relação C/N próxima de 23:1, pois promovem uma mineralização mais uniforme de N.
Para o sucesso da adubação verde não esquecer a inoculação das leguminosas, para se beneficiar da fixação do N do ar pelas bactéria fixadoras.
De modo geral, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, a semeadura dos adubos verdes deve ser na primavera/verão, a partir do início da estação chuvosa. A Crotalaria juncea pode ser semeada até abril, com temperaturas altas. Na região Nordeste, a semeadura dos adubos verdes vai de fevereiro a junho que é o período das chuvas. Na região Norte, a semeadura da adubação verde ocorre de dezembro a junho, no período da estação chuvosa.
Existem várias espécies que servem como adubação verde. Para isto, o produtor rural deve seguir a orientação técnica que recomendará as mais adaptadas para a sua região, conforme o Sistema de Produção, e a melhor época de semeadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.