quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Acidez do Solo - Ativa e Potencial

Um dos fatores limitantes ao desenvolvimento das culturas é a acidez do solo. Os solos brasileiros são, em geral, solos ácidos e com baixa disponibilidade de nutrientes necessários ao maior rendimento das lavouras. Portanto, uma prática, que ser torna necessária, é a correção desta acidez criando condições melhores tanto na fertilidade do solo como nas plantas. O alumínio (Al) e o manganês (Mn) são tóxicos devido a maior solubilidade nos solos ácidos. A acidez diminui a população de microorganismos que são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica.
Nas leguminosas, a fixação simbiótica é reduzida em solos com pH menor que 6,5. Além disto, nos solos ácidos, a capacidade de troca de cátions (CTC) é baixa; o cálcio (Ca) e o magnésio (Mg) são limitantes, bem como, a disponibilidade de fósforo (P) e molibdênio (Mo). A acidez é medida pelo H+ dissociado na solução do solo, expressa em pH. Quanto mais baixo for o pH do solo, maior a quantidade de H+.
A acidificação do solo ocorre de várias maneiras:
1) dissociação do gás carbônico que está presente no solo;


O H+ vai para a fase sólida do solo e libera um cátion trocável que é lixiviado com o HCO3-;
2) reação dos fertilizantes quando aplicados no solo, como o caso dos amoniacais NH4) e da uréia CO(NH2)2 que liberam H+ ;


Aqui o NH4 vai reagir com o solo liberando H+ que, por sua vez, libera um cátion trocável para a solução do solo; este cátion liberado será lixiviado aumentando a acidificação do solo;
3) hidrólise do Al³+ que libera H+;
A reação é a seguinte:


4) decomposição da matéria orgânica;
Na sua decomposição, a matéria orgânica, sob ação de bactérias, libera amônia (NH3) que se converte em nitrato liberando H+, aumentando a acidez;


5) água das chuvas;
Pela ação das chuvas, a água lixivia o Ca e o Mg. Com isto, há uma substituição por Al, Mn e H na solução do solo;
6) erosão do solo;
Os solos que sofrem erosão podem se tornar mais ácidos;
7) secreções ácidas das raízes das plantas.
As secreções ácidas das raízes libera H+ que substitui o cátion adsorvido ao coloide do solo; o cátion (na figura abaixo representado pelo Ca²+) pode ser absorvido pelas raízes ou lixiviado.


A acidez do solo se divide em ATIVA e POTENCIAL.
Acidez ativa: são os íons H+ da solução do solo em concentrações baixas quando comparados com os íons H+ adsorvidos. É expressa pelo valor do pH do solo. O pH é determinado em água:  usa-se uma relação solo:água de 1:2,5. Mede-se o pH através da imersão de um elétrodo de vidro ligando a um potenciômetro. Podem ser usadas, também, soluções salinas, como o KCl e CaCl2.
A acidez potencial divide-se em acidez trocável e não trocável.
A acidez trocável refere-se aos íons Al³+ e H+ retidos na superfície dos coloides do solo. Esta quantidade de H+ trocável é pequena. Como o H+ representa menos de 5% da acidez trocável, é admitido apenas o Al³+ trocável.
A acidez não trocável é o íon H+ de ligação covalente associado aos coloides em carga negativa e aos compostos de alumínio. É a acidez que os solos apresentam quando em pH menor que 5,5. Acima de pH 5,5 não existe mais Al³+ trocável.
A acidez potencial é a soma da acidez trocável e da acidez não trocável. É ela que limita o crescimento das raízes e ocupa espaços nos coloides possibilitando que os nutrientes livres na solução do solo sejam lixiviados.
As cargas elétricas dos coloides podem ser negativas ou positivas.
As cargas negativas dos coloides do solo são classificadas em cargas permanentes e cargas dependentes do pH.
As permanentes são cargas que não aumentam ou diminuem com o pH. São oriundas de substituições isomórficas que se verificam no interior da rede cristalina dos argilominerais: as 2:1, expansivas e não expansivas.
As cargas dependentes de pH variam com o pH do solo, aumentando e diminuindo à medida que o pH aumenta ou diminui. Ocorre nos solos com argila 1:1 e com óxidos de ferro e de alumínio, no complexo coloidal.
As cargas positivas dos coloides do solo ocorrem em quantidades menores que as negativas. São responsáveis pela adsorção de ânions. São sempre dependentes do pH, aumentando à medida que ele diminui.
Adsorção e troca de íons.
O processo de adsorção e troca de íons é o resultado da interação entre as fases líquida e sólida dos coloides do solo. É um processo reversível em que os íons da solução do solo são adsorvidos pelos coloides; e, neste processo, deslocam outros íons adsorvidos e de carga elétrica igual. Pela adsorção, os nutrientes permanecem no solo em forma disponível para as plantas; esta retenção é extremamente forte, o que impede que sejam lixiviados. As cargas elétricas dos coloides do solo são responsáveis pela adsorção de íons. Os íons na solução do solo estão em equilíbrio com os íons adsorvidos aos coloides: isto é, a fase líquida está em equilíbrio com a fase sólida. Quando há uma retirada de íons da solução do solo, há uma retirada de íons adsorvidos aos coloides com a finalidade de manter o equilíbrio entre as duas fases.
A Capacidade de Troca de Cátions - CTC - é a medida do poder de adsorção e troca de cátions do solo: é a quantidade de cátions que um solo é capaz de reter por unidade de peso, e é expressa em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³. A CTC varia com o pH do solo por causa da existência de um número grande de cargas negativas dependentes de pH, na superfície dos coloides. A CTC efetiva é determinada em função do pH do solo. A CTC potencial é determinada com uma solução tampão a pH 7,0. Nos solos ácidos, a CTC efetiva é inferior à CTC potencial. As CTC's são estimadas pela soma de bases trocáveis, ou seja, os íons adsorvidos, como Ca²+, Mg²+, K+, Na+, H + Al³.
Por que somente estes cátions são levados em consideração quando o solo tem mais outros cátions trocáveis? Porque os outros cátions existentes no solo estão em teores muito pequenos, e, por isto, não são considerados. A CTC varia de solo para solo dependendo do tipo e quantidade de argila, e da matéria orgânica. Para diminuir a acidez do solo não basta, somente, eliminar os íons H+ da solução do solo; é necessário adicionar uma quantidade de corretivo suficiente para corrigir uma porção significativa da acidez potencial e elevar o pH a um nível desejado.


Aqui o íon de Ca²+ do calcário substituiu dois íons de H+; a concentração de íons hidrogênio diminui, e o pH aumenta.

A acidez ativa é apenas uma estimativa da acidez do solo. É preciso conhecer, também, a acidez potencial para uma melhor recomendação de calagem. Faixas de pH entre 4,5-5,8 não constituem problemas para as plantas: o problema é o Al³ trocável, que em pH inferior a 5,5 começa a aparecer a toxidez de alumínio para as plantas. Um solo pode precisar de 2,5 t/ha de calcário enquanto outro solo necessita de 4 t/ha, ambos apresentando o mesmo pH. Para determinar a necessidade de calagem é necessário conhecer a acidez total do solo; isto é, não somente a concentração de H+ na solução do solo (que é a acidez ativa expressa em pH), mas a quantidade de íons H+ que estão ligados às cargas negativas do solo: estes íons servem como acidez de reserva. O corretivo neutraliza o H+ da solução do solo; para manter o equilíbrio, um íon de H+ , que estava ligado aos coloides (acidez potencial ou de reserva) é deslocado para a solução do solo repondo o íon H+ neutralizado, e, com isto, mantendo o valor do pH. Para aumentar o pH do solo é preciso esgotar parte dos íons H+ da solução do solo, e aumentar a concentração de íons OH-. Esta resistência na variação do valor do pH é chamada "Poder Tampão do Solo". O poder tampão será tanto maior quanto mais elevado o teor de matéria orgânica, de argilominerais, e de óxidos de ferro e alumínio, que são fontes de Al³ +  e H+ para a solução do solo. Os solos arenosos, pela pobreza em matéria orgânica, possuem baixo poder tampão.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Cuidados com a Calagem
Absorção dos Nutrientes da Solução do Solo
Interpretando os Conceitos Básicos da Análise do Solo
Cálculo da Calagem pelos Métodos Saturação por Bases e Alumínio

36 comentários:

  1. Sr Gastão,gostaria de saber se existe uma maneira prática e eficiente,em forma de tabelas,para facilitar interpretações e sugestões de calagem e adubações,para solos do ceará.

    Desde já grato

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sr Gismont, como calcular o ph que o solo ficara apos calagem pesada.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Agronomo10

    O cálculo da necessidade de calagem é para atingir um pH do solo entre 6,0 e 6,5. O solo [e um meio dinâmico, com reacoes químicas, biológicas. Uma nova an[alise, após 120 dias da aplicacao vai dar uma idéia da evolucao do pH. É o tempo para o calcário reagir no solo.

    ResponderExcluir
  4. meus parabens por compartilhar com seus colegas tudo que o sr. sabe de forma clara e objetiva, meus parabens e muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Eu, agradeço por toda as suas informações. Não tem idéia do quanto as suas informações me ajudaram.
    Apenas DEUS, para abençoá-lo tanto.
    Bem, eu estou começando a fazer análises de solos e suas respectivas interpretações. O que estou ainda apanhando é em como determinar a ACIDEZ (H+Al), até mesmo os técnicos do laboratório que me venderam o Phmetro não me convenceram. Sabe como se faz esta determinação?
    Eu o agradeceria ainda mais se pudesse me informar.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Você poderia me explicar se o adubo produzido por compostagem doméstica é eficiente para o plantio?
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O composto doméstico pode ser usado no plantio como fonte de matéria orgânica e nutrientes. Ajuda a melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. As quantidades de produto a ser usado são muito grandes. Não sei qual o plantio que você vai fazer, mas a complementação deve ser feita com fertilizantes minerais, conforme resultado da análise do solo.

      Excluir
  7. o Sr. poderia citar e explicar algumas causas de acidez no solo e alguma pratica de cultivo para que possa minizar a aacidez no solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os artigos abaixo:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/09/como-ocorre-acidificacao-dos-solos.html

      Acidificação provocada pelos adubos nitrogenados:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/04/neutralizar-acidificacao-do-solo.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/05/leguminosas-podem-acidificar-o-solo.html

      Excluir
  8. Olá professor
    Gostaria de saber se para fazer a análise de pH com o KCl o solo precisa ser seco e peneirado.

    Obrigado
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  9. Professor, como faço para calcular o pH de um solo após o uso de uma certa quantidade de calcário?
    Ex. Pela fórmula da saturação por bases, meu solo precisou de 2 ton/ha de calcário. Considerando que meu solo estava com pH = 4,8. Qual conta que eu faço para saber, para quanto vai o pH do meu solo, após a aplicação dessas 2 toneladas de calcário?
    Como eu sei que essa quantidade de calcário não vai elevar demais meu pH ou que esse pH não chegue na faixa ideal (6 a 6,5)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você aplica calcário no solo conforme a recomendação, esta quantidade é calculada, se peloMétodo saturação por bases, para elevar a quantiadde de cátions básicos em relação à CTC a pH 7,0. Ou, se pelo método do Al, para neutralizar este Al ou suprir o solo com Ca e Mg. Não há uma fórmula para calcular para quanto o pH vai. Os V2 são índices propostos pela pesquisa para cada cultura. É o índice que se deseja para elevar a saturação de bases. Por outro lado, o calcário não é de disponibilidade imediata. Ele começa a agir e em 3 meses ele deve ter toda sua plenitude de corretivo em termos de realização da sua finalidade: neutralizar a acidez do solo. Esta reação é mais rápida quanto maior for o PN do calcário e a sua reatividade em termos de granulometria. Você deve fazer uma nova análise em dois anos para verificar a mudança. Mas atente para o fato que os adubos nitrogenados aplicados no solo provocam a acidez, bem como outros fatores.

      Excluir
  10. Professor, como funciona a variação da ctc em funcao da variação do Ph nos diferentes tipos de solo?? Como o argiloso e o arenoso por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a CTC a pH 7,0 ela é maior em solos argilosos do que em arenosos. Nos arenosos ele é baixa pelas perdas por lixiviação de bases. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2009/08/importancia-de-conhecer-ctc-do-solo.html

      Excluir
  11. um solo argiloso com alto teor de materia organica requer maior ou menor quantidade de calcario doq ue um solo arenoso com baixo ter de materia organica, considerando que ambos com o mesmo pH? porque? incluindo o conceito de poder do tampão do solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2011/06/o-que-e-poder-tampao-do-solo.html

      Excluir
  12. Muito obrigado por essas informações, o Sr. esta prestando um imenso favor a todos nós estudantes! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Capacidade de Troca de Cátions a pH 7 (T)é dada pela analise da acidez trocável ou Potencial(extraível)?

    Acidez trocável - a acidez (H + Al) liberada pela reação com solução não tamponada de KCl. Pode ser designada como acidez real e é utilizada para determinar o que se denomina CTC efetiva, que é definida como a soma das bases + (H + Al).

    Acidez potencial - a acidez obtida pela extração com solução tamponada de acetato de cálcio N pH 7,0. Pode ser denominada como acidez extraível ou acidez titulável e é por vezes referida erroneamente como acidez trocável. É utilizada para calcular a CTC do solo, definida como a soma das bases + acidez potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2009/08/analise-de-solos-os-conceitos-de-s-ctcs.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/03/interpretando-os-conceitos-basicos-da.html

      Excluir
  14. Diferença entre acidez ativa e acidez trocavel???
    Ajude-me pf!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/04/acidez-do-solo-ativa-e-potencial.html

      Excluir
  15. Como devo citar as referências desse artigo? estou usando o dado referente às chuvas que acidificam o solo, mas preciso da referência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRAGA, G.N.B.; A Acidez do Solo - Ativa e Potencial. disponível em Acesso em dia/mês/ano que você acessou o artigo na internet.

      Excluir
    2. disponível em: http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/04/acidez-do-solo-ativa-e-potencial.html

      Excluir
  16. Gastão Ney Monte Braga, muito obrigado pelo trabalho que voce fez, esse blog é minha escola. Tenho certeza de que milhares de pessoas estão conseguindo resultados positivos com as informações postadas no blog. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Prof. Quando corrigimos a acidez ativa "H na solução do solo" outro H q estava absorvido aos coloides é liberado para a solução, mantendo um equilíbrio entre a parte sólida e a líquida, este H liberado dos coloides é o que estava em ligação covalente?

    ResponderExcluir
  18. A neutralização do H pela hidroxila sempre ocorre na solução do solo ou também nos coloides?

    ResponderExcluir
  19. I am really impressed with your blog article, such great & useful knowledge you mentioned here. Your post is very informative. We are Digital Marketing Consultant
    Digital Marketing Agency in India

    ResponderExcluir
  20. Olá! Obrigada pelo conteúdo.
    Na minha análise de solo, o pH encontra-se na faixa de 4,9 enquanto que a V% é de 70%. De acordo com as recomendações dos boletins para calagem, não é necessário aplicar calcário na nossa área. Porém, ficamos em dúvida por conta da acidez do solo.
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cálculo do V% está correto? Soma de bases = Ca + Mg + K
      CTC a pH 7 ou (T) = Soma de bases + (H+Al)
      V = 100 x Soma de bases / T Todos elementos devem estar expressos na mesma unidade ou seja cmolc/dm³
      O pH é em água ou em cloreto de cálcio?
      Se o solo tem Alumínio, você pode calcular a calagem pelo método neutralização do Al.
      O alumínio é o grande inimigo das plantas e ele deve ser neutralizado. mas, confira os dados e boa sorte.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.