quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Necessidade Calagem no Plantio Direto, RS e SC

No sistema de plantio direto, os métodos para determinar a necessidade de calagem, no RS e SC, são o pH em água e a saturação por bases da CTCa pH7,0 e o valor V%; é o chamado critério principal. Mas isto para áreas consolidadas, de uso contínuo e por período maior que cinco anos. Quando eles não são concordantes, há necessidade de adotar o critério complementar que leva em consideração o teor de fósforo (P) e a saturação por Al (alumínio) ou m%.
Para relembrar, o cálculo dos conceitos V% e m% é baseado nas seguintes fórmulas:
V% = (S x 100) / T
m% = (Al x 100) / t
S = K+Ca+Mg+Na,  expresso em cmolc ou mmolc/dm³
t = S + Al
T = S + (H=Al), sendo "T e t" expressos em cmolc ou mmolc/dm³
A calagem para o sistema de plantio Direto (SPD), no RS+SC, é recomendada quando o pH em água for menor que 5,5 e a saturação por bases (V) menor que 65%. Se não são concordantes os dois (pH e V%), utiliza-se o critério complementar. No critério complementar, é levado em conta o teor de fósforo no solo e o teor de saturação por alumínio (m%). Se o teor de P é classificado como "muito alto" e o teor da saturação por alumínio (m%) for menor que 10%, não se recomenda a calagem.
Vamos mostrar, com um exemplo, como isto funciona.
Nas áreas 1 e 3, recomenda-se calagem porque o pH em água é menor que 5,5 mas não se recomedaria pelo V que é igual a 65%. Portanto, eles não são concordantes. Lança-se mão, então, dos critérios complementares. Por estes critérios, o valor P não sendo classificado de "muito alto", recomendar-se-ía a calagem, embora a saturação por alumínio seja menor que 10%. No critério complementar, o P ou o m% decidem a recomendação de calagem.
Na área 2, recomenda-se calagem pelo pH em água (<5,5) mas não pelo valor V(>65%). Não são concordantes. Pelo critério complementar, o P é "muito alto" e a saturação por aluminio é menor que 10%.
Portanto, estão dentro do critério complementar, e não se recomenda a calagem.
Nas áreas 4 e 5, os valores de pH em água (>5,5) e o valor V (>65%) determinam, ambos, que não há necessidade de calagem nestas duas glebas. Portanto, ele são concordantes e não será preciso analisar o critério complementar.

Parece difícil, mas não é. Quando os valores pH em água e V% não são concordantes, utiliza-se a análise do critério complementar, ou seja, P muito alto e m% menor que 10. Um destes dois decide a recomedação de calagem.
Quando no critério principal o pH e V% são concordantes (com ou sem calagem), não será preciso analisar o critério complementar.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Cálculo da necessidade de calagem
A relação Ca/Mg do solo e o ideal para as plantas
Interpretando os conceitos básicos da análise do solo

2 comentários:

  1. Parabens senhor Gastão Ney Monte Braga todos os assuntos sobre agronimia postados são magnificos de grande aprendizado e super bem explicados obrigado e que abençoe e ilumine Amém.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.