quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Manejo da Calagem e Adubação num Pomar


Na implantação de um pomar, o conhecimento da fertilidade do solo é de suma importância para garantir o sucesso do empreendimento. Para isto, uma amostra média de terra deve ser enviada ao laboratório de análise do solo. Esta amostra média é proveniente da mistura de várias amostras colhidas em diferentes lugares do talhão: onde o solo apresenta coloração e textura diferentes, manchas onde não cresce nada, e em solos com declividade é necessário colher uma outra amostra média. Já falamos como
coletar uma amostra de terra e porquê fazer a análise do solo.

Para promover uma melhoria da fertilidade do solo é necessário a neutralização da acidez. Nos solos ácidos, a disponibilidade de nutrientes é muito baixa. Além disto, nestas condições aparece o alumínio (Al³) que pode tornar-se tóxico para as plantas. À medida que vai aumentando o pH do solo, a disponibilidade dos nutrientes também vai aumentando. A faixa de pH 6 a 6,5 é a melhor, pois nesta faixa alguns nutrientes estão completamente disponíveis para a planta, enquanto alguns micronutrientes tem sua eficiência diminuída. Um artigo já publicado explica melhor esta influência do pH do solo na disponibilidade dos nutrientes.

A neutralização da acidez do solo é feita com a adição de calcário, no processo chamado calagem. A calagem aumenta o pH do solo, adiciona cálcio (Ca) e magnésio (Mg), e elimina o Al³ tóxico. Em solos com pH maior que 5,5 não deve aparecer mais o alumínio tóxico. A calagem do solo é muito importante e traz excelentes benefícios tanto para o solo como para as plantas. Melhoria das condições físicas, químicas e biológica do solo, e aumento da produtividade das culturas.
As recomendações de fertilizantes são preconizadas para serem aplicados em toda a área, na camada de 0-20 cm do solo. Portanto, quando a intenção é aplicar na camada de solo de 0-40 cm de profundidade, é claro que a recomendação será aplicada em dobro. O mesmo raciocínio serve para aplicações localizadas, ou seja, na área de projeção da copa, quando a quantidade recomendada será bem menor.
Como estimar a área de projeção da copa para uma planta de um, dois ou três anos de idade? No primeiro ano estima-se uma área de projeção da copa da árvore de 1 m²; no segundo ano, 4 m² e no terceiro ano, 16 m². Por hipótese, uma recomendação de nitrogênio (N) de 200 kg/ha será equivalente a 20 g/m², ou seja, 200 kg/10.000 m² ou 20 g/m². No primeiro ano esta quantidade de 20 g (1 m²); no segundo ano, 80 g (4 m²); no terceiro ano, 320 g (16 m²). Esta estimativa pode variar e deve ser analisada pelo técnico, pois a área de projeção da copa pode variar conforme as condições do solo e do clima. Para plantas mais velhas a aplicação recomendada é para toda a área, visto que o sistema radicular vai desenvolvendo e ocupando maior superfície de solo. O fósforo (K) e potássio (K) devem ser aplicados em toda a área, de preferência antes do plantio das mudas.
As quantidades aplicadas vão depender do resultado da análise do solo. O técnico deve consultar as Tabelas de Recomendação de Calagem e Adubação de cada Estado nas quais, para determinada cultura, existe uma recomendação de nutrientes N, P2O5, K2O e micronutrientes. As quantidades dependem dos teores encontrados na análise do solo. Conforme o teor do nutriente na análise existe uma recomendação de nutriente em kg/ha ou g/planta, g/cova, etc. Estas recomendações são preconizadas pela pesquisa oficial através de testes de campo e calibração de nutrientes. Portanto, a adubação sem este comprometimento, à escolha do produtor, pode levar a resultados prejudiciais, com aplicação de calcário e adubo em quantidades inferiores ou superiores à necessidade da planta. Em qualquer situação, o prejuízo vai aparecer no bolso do produtor.
  
Nos solos com teores de matéria orgânica baixa, a aplicação de adubos orgânicos é importante. Neste caso, para se obter bons resultados, a aplicação, por exemplo esterco de animal, deve ser na ordem de 25 a 30 t/ha

2 comentários:

  1. Gostaria de saber porque esse plantio de mamão esta tom lindo, planto alguns pés mas sempre aparece praga no ponteiro !
    Porque o mamão formosa plantado em terra roxa os frutos não ficam doce, sempre são amargos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente controle de pragas não é minha área. mas deve existir produto para controlar esta praga.
      O potássio é mito importante para a qualidade dos frutos e teor de açúcar. Faça a análise do solo e consulte um agrônomo da região.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.