quinta-feira, 8 de abril de 2021

Usando os Conceitos Básicos para Interpretar uma Análise do Solo

 No resultado de uma análise do solo nos deparamos com diferentes conceitos que vão nos permitir interpretá-la. Com isto, teremos uma ideia da fertilidade do solo, sua textura, teor de matéria orgânica, condições da acidez e os nutrientes necessários às plantas e seu teor no solo. De posse destes dados podemos recomendar a correção da acidez com o emprego do calcário agrícola bem como a quantidade de fertilizantes que serão necessários para suprir as necessidades das plantas. Conceitos como textura, teor de matéria orgânica, soma de bases (SB), Capacidade de Troca de Cátions (CTC's efetiva e a pH 7.0), percentagem de saturação por

bases, percentagem de saturação por alumínio, percentagem por saturação por ácidos, pH em água ou em cloreto de cálcio, teor dos macronutrientes primário e secundário e teor dos micronutrientes. Tudo isto vai nos dar uma ideia das condições de fertilidade do solo examinado. De posse dos dados calculados, o assistente técnico terá condições de fazer um plano de calagem, fosfatagem, adubação de plantio e de cobertura.

Mas o melhor de tudo é mostrarmos, através de um exemplo, como são feitos estes cálculos. Seja uma análise hipotética:

1) CÁLCULO DA SOMA DE BASES (SB).

Consideram-se bases os cátions trocáveis Ca², Mg², K e Na. Muitos não consideram no cálculo o íon Na devido a sua pequena quantidade, em geral, nos solos.

SB  = Ca² + Mg² + K + (Na) expressa em cmolc ou mmolc/dm³

Todos os cátions devem estar expressos em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³. Não misturar as unidades expressa, ou seja cátions expressos em cmolc/dm³ com cátions expressos em mmolc/dm³s. Se na análise, o K estiver expresso em mg/dm³ devemos fazer a conversão. Como fazer?  

a) Converter o K para a unidade cmolc/dm³

cmolc = massa atômica em g / valência / 100

cmolc K =  39 g / 1 /100  .'.   cmolc K =  0,391 g ou  391 mg

mmolc = massa atômica em g / valência / 1000

mmolc K = 39 / 1 / 1000   .'.  mmolc K = 0,0391 g  ou 39,1 mg

1 cmolc/dm³ de K corresponde .................. 391 mg 

quanto cmolc/dm³ (X) corresponde ...........    1   mg

X = 1 x 1 /391     .'.  X = 1/391 = 0,002557  Este índice 0,002557 será usado para converter mg/dm³ K → cmolc/dm³ K

b) Converter o  K para a unidade mmolc/dm³

mg/dm³ K x 0,02557 → mmolc/dm³ K    '.'   1 mmolc/dm³ K = 39,1 mg logo 1/39,1 = 0,02557

Na análise de solo acima, a SB será:

SB  =  12 + 6 + 0,6 + 1,2 

SB =  19,8 mmolc/dm³

2) CÁLCULO DA CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS EFETIVA (t)

CTC efetiva (t) = SB + Al³  expressa em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³

CTC efetiva (t) = 19,8 + 5

CTC efetiva (t) = 24,8 mmolc/dm³

3) CÁLCULO DA CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS a pH 7,0 (T)

T = Ca² + Mg² + K + Na + (H + Al³) expresso em cmolc/dm³  ou mmolc/dm³

Ou,  T = SB + (H + Al³)

T = 19,8 +29,0

T = 48,8  mmolc/dm³.

4) PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR BASES (V%)

V (%) = (SB x 100) / T

V (%) = (19,8 x 100) / 48,8 

V = 40 %

5) PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR ÁCIDOS (M%)

M (%) = 100 - V

M = 100 - 40 

M = 60 %

6) PERCENTAGEM DE SATURAÇÃO POR ALUMÍNIO (m%)

m (%) = (100 x Al³) / t 

m (%) = (100 x 5,0) / 24,8 

m = 20%

ATENÇÃO: 

a) Cuide para usar corretamente os valores em cmolc/dm³ ou mmolc/dm³. Não misture-os para não chegar a valores incorretos;

b) No cálculo da necessidade de calagem pelo método de saturação por bases (V%), usar a fórmula correta de cálculo baseado na unidade expressa dos nutrientes, para evitar erros na recomendação do corretivo da acidez. Para ver estas fórmulas clique aqui

INTERPRETANDO OS RESULTADOS OBTIDOS ACIMA:

1) o solo se caracteriza por uma pobreza muito grande de nutrientes;

2) o solo apresenta um pH excessivamente ácido. Isto é uma limitante para o desenvolvimento das culturas sensíveis à acidez, e à disponibilidade de nutrientes que, por sua vez, já é bastante baixa: a produção da lavoura será limitada por estes fatores. Então, há necessidade imperiosa de proceder-se à correção da acidez e à elevação dos níveis de fertilidade do solo;

3) a CTC efetiva é muito baixa. Os solos, nas condições de muita acidez, apresentam baixa capacidade de reter cátions: as perdas de nutrientes, por lixiviação, são muito grandes. 

4) chegamos ao resultado que 60% dos pontos de troca estão ocupados pelo alumínio (Al), ou uma percentagem de quanto da CTC efetiva está ocupada pelo alumínio trocável ou acidez trocável; isto provoca sérias limitações no desenvolvimento das lavouras e, consequentemente, à produção das mesmas. Quanto mais ácido é um solo, maior o teor de Al trocável, menor os teores de cátions trocáveis, menor a soma de bases, e uma maior saturação de alumínio;

5) a CTC a pH 7,0 no valor de 48,8 mmolc/dm³ confirma a baixa reatividade das argilas deste solo.

6) o solo apresenta uma percentagem de saturação por bases (V%) baixa, 40 %. O valor V dá uma ideia de quanto por cento dos pontos de troca de cátions estão ocupados por bases: em outras palavras, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por Ca², Mg², K, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 em comparação com aqueles pontos ocupados por H + Al³. Este solo analisado é considerado de fertilidade baixa. Uma necessidade de calagem será precisa para elevar a saturação de bases. Solos que apresentam valores de V menor que 50% são considerados de baixa fertilidade, enquanto os com V maior que 50% são considerados solos férteis. A saturação de bases (V%) é muito utilizada, em alguns Estados brasileiros, para calcular a necessidade de calagem. Outros, adotam o método de saturação por Al³ mais suprimento de Ca² + Mg². Para saber mais acesse aqui

6 comentários:

  1. Professor, existe algum texto no blog sobre a mobilidade do calcário no solo, pelo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço trabalho que mostre a mobilidade no decorrer do tempo mais detalhada com menor espaçamento de dias estudados. Amanhã, terça-feira dia 13, será publicado no blog um artigo que fala também sobre a mobilidade do calcário no solo. Convido-o para lê-lo, talvez lhe ajude.

      Excluir
  2. Olá. Não sou da Agronomia mas estou trabalhando com solos antropogênicos e seu blog está me ajudando muito com os conceitos da área. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Tenho dois laudos de análise química de solo, um descrito como para fins de classificação (com unidades em mmolc.kg-1) e outro para fertilidade (em cmolc.dm3). Gostaria de entender quais as diferenças entre os dois, uma vez que mesmo convertendo as unidades os valores são distintos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cmolc/dm³ equivale ao antigo meq/100 cm³ (miliequivalente/100cm³). E temos ainda o cmolc/kg. O centimol é a centésima parte do mol e o mmolc é a milésima parte do mol. O mol é a massa atômica do elemento químico em g dividido pela valência. Por exemplo, o Ca²+, o mol é 40/2 = 20: o centimol de carga é igual a 0,20 g (centésima parte do mol) e o milimol de carga é 0,020 g (milésima parte do mol). No centimol de carga divide-se por 100 e no milimol de carga divide-se por 1000.

      O que é 1 centimol de um cátion? O centimol de carga do H+ é igual ao peso atômico do H+ em g dividido pela valência (1) e dividido por 100. Temos, então, como resultado 0,01 g de H+ ou 10 mg de H+. Por outro lado, 1 milimol de H+ é 0,001 ou 1 mg de H+.

      Excluir
  3. Muito obrigada pela explicação, professor. Eu não sabia como funcionavam as unidades. Mas ainda tenho dúvida nesse caso sobre os dois laudos do laboratório. Quais as diferenças entre uma análise para fins de classificação e outra para fertilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para lhe explicar a análise para fins de classificação o assunto é muito extenso, por isso leia o artigo no link abaixo que lhe explicará detalhadamente.
      https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos#:~:text=A%20classifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20solo,do%20perfil%20que%20o%20representam.&text=Estas%20caracter%C3%ADsticas%20s%C3%A3o%20indispens%C3%A1veis%20para,Classifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20Solos%20(SiBCS).

      A de fertilidade para ter os elementos necessários para ver a fertilidade do solo e recomendar calagem e adubação.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.