quarta-feira, 25 de maio de 2011

Irrigação nas Pequenas e Médias Propriedades

A utilização da irrigação nas lavouras parece que vai ter um incremento atingindo os pequenos e médios produtores rurais. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, comunicou, na Agrishow, a suspensão da cobrança do PIS e COFINS para a compra de equipamentos destinados à irrigação das lavouras, cuja Portaria já foi assinada. Os proprietários rurais com área de até cinco hectares serão beneficiados, desde que planejem implantar ou ampliar a área de irrigação. O programa prevê atender a todos,
pois não há limite máximo de área. O benefício será viabilizado pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI).
As plantas exigem grandes quantidades de água durante os processos de crescimento e de produção. A produção de um quilo de peso seco de plantas necessita de centenas de litros de água. Por isto, a irrigação deve ser usada de maneira eficiente. A solução do solo fornece água para as raízes das plantas e carrega os nutrientes essencias para o ciclo de vida das mesmas. Quantos produtores tiveram perdas de lavouras ou viram diminuída a produtividade, em virtude da ocorrência de uma estiagem. Quantos teriam salvo suas lavouras, ou minimizado as perdas, se contassem com um sistema de irrigação. Principalmente, os pequenos e médios agricultores. Agora, pressupõe-se que o custo de aquisição dos equipamentos, para implantar um sistema de irrigação, deva cair e favorecer a compra dos mesmos. Por outro lado, é necessário que o crédito rural orientado facilite a aquisição destes equipamentos, tão importantes na época de veranicos. O produtor poderá, também, realizar a prática da fertirrigação. Que tudo dê certo!
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Cuidados no uso da água de irrigação
Água de irrigação quanto à salinidade e sodicidade
Fertirrigação do tomateiro
Calcular a dose de fertilizantes na irrigação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.