terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Importância das Propriedades do Solo para sua Fertilidade

Na postagem anterior "Fertilidade do Solo, Sinônimo de Produtividade Agrícola",  de 29/11/2011, apresentamos as condições necessárias para manter a fertilidade do solo. A fertilidade do solo depende das propriedades física, química e biológica do mesmo. Leia mais no link abaixo:
Fertilidade do solo, sinônimo de produtividade agrícola
Na física do solo é importante a estrutura e a textura. Estrutura é a quantidade de agregados e poros, enquanto a textura depende das concentrações de argila e de areia no solo. Ambos afetam a fertilidade do solo, tanto no movimento da água pelo perfil do solo como na penetração das raízes das plantas. A erosão diminui a fertilidade do solo. A salinidade do solo, embora seja uma característica química, pode prejudicar a fertilidade diminuindo o movimento da água através das camadas do solo.
Na química do solo, a decomposição da matéria orgânica libera nitrogênio (N) em forma de N-amoniacal, disponível para as plantas. Se o N-amoniacal não for aproveitado pelas plantas, ele acumula no solo e as bactérias no processo de nitrificação, convertem o N-amoniacal em N-nítrico, muito solúvel na água. As perdas de N, neste caso, são grandes devido à lixiviação. Numa floresta, as árvores utilizam o N-amoniacal para o seu crescimento. Como a queda de folhas, ramos, galhos é muito grande, há um acúmulo de matéria orgânica que libera quantidades de N-amoniacal em excesso. Este excesso de N-amoniacal transforma-se em N-nítrico que pode ser levado, pelas águas, para outras áreas onde será aproveitado pelas plantas, ou ser lixiviado ou ser perdido para atmosfera na forma de gás.
Na fertilidade biológica, o solo é uma mistura de materiais orgânicos e inorgânicos contendo macro e microorganismos. Nos macroorganismos encontramos minhocas, formigas, pragas, enquanto os microorganismos se referem às bactérias, fungos e algas. Os nutrientes contidos nos restos de culturas são devolvidos ao solo pela ação dos organismos do solo. A fertilidade do solo é em função desta reciclagem de nutrientes. A atividade dos organismos do solo depende da temperatura. Quando baixa, eles paralisam a atividade; quando aumenta a temperatura, cresce a atividade até que paralisa quando a temperatura é muito alta, ou seja, muito calor.
Nos solos de clima temperado, de altas temperaturas no verão e muito baixas no inverno, a atividade dos organismos do solo é baixa e cessa no inverno. Nestas áreas, a maioria dos nutrientes está no solo o tempo todo. Neste caso, precisa-se manter o conteúdo de nutrientes no solo. A reciclagem de nutrientes é lenta e regular.
Em solos de clima tropical e subtropical, em que a temperatura média é alta durante todo o ano, os organismos do solo mantêm uma atividade ativa. Nestes solos, a reciclagem de nutrientes é rápida e contínua. Nas áreas tropicais, a maioria dos nutrientes está na biomassa, daí a necessidade de produzir mais biomassa.fertilidade do solo
A fertilidade do solo depende da ação dos organismos do solo, pois eles reciclam os nutrientes e não podem ser deixados de lado na introdução de melhores técnicas e manejo solo/planta. Num solo fértil, a atividade dos macroorganismos é maior, onde minhocas e formigas cavam verdadeiros túneis subterrâneos que arejam o solo e por onde transportam os resíduos orgânicos. Nas florestas, a camada superficial contém quantidades elevadas de matéria orgânica. Os microorganismos que decompõem a matéria orgânica são aeróbios, ou seja, atuam somente na presença de oxigênio. Os patógenos que causam doenças nas plantas são, também, aeróbios. A fertilidade biológica pode ser um aviso antecipado da degradação do solo. Embora complexa, é preciso determinar os níveis ótimos de atividade, número e diversidade de organismos do solo para mantê-lo fértil e com capacidade de produção. Os organismos do solo são mais abundantes na camada superficial, onde encontramos o maior teor de matéria orgânica, maior ciclagem de nutrientes e agregação do solo. As leguminosas promovem a fixação do N do ar, através de bactérias fixadoras. Os fungos micorriza arbusculares aumentam a absorção de fósforo (P) em solos deficientes. A rotação de culturas, além da reciclagem de nutrientes e proteção do solo contra a erosão, diminui a incidência de doenças para as plantas. O solo deve ser protegido da erosão, a qual carrega camadas de terra contendo nutrientes, matéria orgânica e organismos do solo. Os fertilizantes nitrogenados devem ser bem calculados, e não em excesso, para não influírem negativamente na fixação simbiótica do N e os fertilizantes fosfatados em quantidade calculada para complementar e aprimorar as atividades dos fungos micorrizas.
OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Importância das propriedades físicas do solo
Reciclagem de nutrientes do solo
Microorganismos na recuperação de áreas degradadas
Importância das micorrizas
Os microorganismos do solo na solubilização dos fosfatos
As perdas de óxido nitroso para atmosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.