quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontrando a Relação C/N Ideal na Compostagem

Muitas vezes, o produtor rural tem na sua propriedade, uma série de resíduos orgânicos que podem ser utilizados na preparação do composto. A compostagem vai dar origem a um produto final que pode ser aplicado como adubo orgânico nas lavouras. São as tortas de mamona, estercos de gado, de aves e suínos, bagaço de cana, torta usina de cana, capim jaraguá, palha de café, etc. Ele pode misturar dois destes resíduos procurando obter uma relação C/N próxima de 30:1, Para a obtenção, ele deve mistura um resíduo rico em nitrogênio (N) com um resíduo rico em carbono (C). Os resíduos ricos em carbono aumentam muito a relação C/N, e a formação do composto é mais demorada. Se for usado mais resíduo rico em nitrogênio, a relação C/N diminui e há perdas do nitrogênio não aproveitado pelos microorganismos.
Por isto a necessidade de calcular a quantidade de cada material a ser utilizado, para obter uma mistura com a relação C/N entre 26 e 35:1. O importante é o produtor ter análises da composição de cada resíduo orgânico. Neste caso, para o cálculo, utiliza-se uma fórmula citada pela pesquisadora Tâmara Claudia de Araujo Gomes et al (2001), da Embrapa.
onde:
PMRC = partes de material rico em carbono;
Nn = teor de N do material rico em nitrogênio:
Cn = teor de carbono (C) do material rico em N:
Cc = teor de carbono do material rico em C;
Nc = teor de N do material rico em C.
Com esta fórmula vamos encontrar a quantidade de partes de material rico em carbono que será usada na mistura.

Exemplo: o produtor tem dois tipos de resíduos orgânicos para preparar o composto: a torta de usina de cana e o capim jaraguá. Pela Tabela anexa, eles se enquadram em resíduos ricos em nitrogênio e em carbono, respectivamente. Na tabela encontramos os teores de matéria orgânica, C orgânico, nitrogênio e a relação C/N. Aplicando a fórmula, teremos:
PMRC = (30 x 2,19) - 43,8 / 50,5 - (30 x 0,79)
PMRC = 21,90/26,86 
PMRC = 0,82.
Portanto, para cada 1 parte de resíduo rico em nitrogênio (torta usina de cana) deverá ser misturada 0,82 partes de material rico em carbono (capim jaraguá). Em 1 + 0,82 temos 1,82 partes. Fazendo uma regra de três:
em 1,82 partes .......temos 0,82 partes de capim jaraguá
em 100 partes .............. .....X..(%) capim jaraguá
X = (100 x 0,82) / 1,82
X = 45% de capim jaraguá
Os outros 55% serão preenchidos pela torta de usina de cana. Como os estercos e resíduos vegetais possuem menos de 1% de fósforo (P), é necessário acrescentar o equivalente em 3% em fosfato natural reativo, no momento da mistura. Este percentual de 3% deve ser diminuído do material rico em carbono, ou seja, 45-3 = 42%. Na utilização do fosfato natural, escolher um fosfato de origem sedimentar e de alta reatividade no solo.
Para achar a relação C/N será preciso fazer uma média ponderada dos nutrientes N e C em cada material.
C org. = [(43,8 x 55) + (50,56 x 42)] / 100
C org. = 45
No cálculo do C usa-se a soma do teor de C orgânico de cada fonte multiplicado pelo respectivo índice (%) relativo a sua participação na mistura.
N = [(2,19 x 55) + (0,79 x 42)] / 100
N = 1,5
No cálculo do N usa-se a soma do teor de N de cada fonte multiplicado pelo respectivo índice (%) relativo a sua participação na mistura.
Relação C/N = 45/1,5 = 30/1
Na utilização dos resíduos orgânicos, a mistura para a compostagem deverá ter: 42% de capim jaraguá + 55% de torta usina de cana + 3% de fosfato natural reativo.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Os condicionadores de solo
A materia orgânica do solo
Os microorganismos do solo

17 comentários:

  1. O percentual de fosforo deve ser diminuído só do material rico em carbono ? Pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe Ellen, mas não entendi sua pergunta. No artigo, no exemplo, não se tocou nunca no elemento fósforo. Estamos verificando a relação carbono e nitrogênio. Por favor formule novamente a sua pergunta.

      Excluir
    2. "Como os estercos e resíduos vegetais possuem menos de 1% de fósforo (P), é necessário acrescentar o equivalente em 3% em fosfato natural reativo, no momento da mistura."

      Excluir
  2. Boa Noite. Gostaria de saber se um solo com resíduo de 35:1 ocorre mais mineralização ou mobilização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/06/relacao-cn.html

      Excluir
  3. Muito obrigado, Gastão! Sua explicação foi muito útil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estou com dificuldade para encontrar na literatura a relação C/N da torta de andiroba (Carapa guianensis), pós extração do óleo, e também da mistura entre casca e estraga (polpa+caroço) do cupuaçu (Theobroma grandiflorum). Alguém tem experiência com a compostagem destes resíduos?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber a relação C/N do caroço de açaí, da casca de cupuaçu e galhos de árvores. Não sou da área de agronomia e nem florestal, mas preciso dessas informações. Há equipamento para medir a relação do C/N do composto orgânico a partir desses resíduos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho estes dados. Para saber C e N é preciso analisar a amostra do produto. Consulte um laboratório de análises de resíduos agrícolas na sua região.

      Excluir
  6. Sr. Gastão, sei que o post é antigo, mas preciso saber como identificar materiais ricos em carbono dos que não são. Vou explicar melhor: digamos que os materiais ricos em carbono tem um relação C/N > 25, e os materiais ricos em N tem uma relação C/N < 25. É essa informação que preciso, pois vou utilizá-la para um exemplo de cálculo da C/N na defesa do meu TCC. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Professor Gastão,

    No caso de se optar pelo uso de ureia como fonte de N, utilizo mesmo calculo ? Poderia me dar um exemplo de cálculo?

    Agradeço pelas informações disponibilizadas em sua página, tem me sido útil em diversas ocasiões.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Posso usar esta fórmula para calcular a relação C/N de um composto, quando uso mais de um material rico em carbono, e, mais de um ou um material rico em nitrogênio ?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria fazer compostagem com bagaço de cana X torta de mamona ou esterco alguém poderia me informar quanto te bagaço e quanto de torta de mamona ou esterco devo usar jogo fora por mes cerca de 70 kilos de bagaço de cana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tentou aplicar a fórmula para cálculo inserida na publicação?

      Excluir
  10. Obrigado Prof. Gismonti. Ensinei os cálculos pra alunos de um curso técnico em agricultura. Sempre consulto sua página.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  11. Olá professor Gismonti. Para o cálculo envolvendo três resíduos orgânicos para a mistura na compostagem, considerando os parâmetros de que deve sempre haver pelo menos 01 resíduo rico em nitrogênio e os demais ricos em carbono, como podemos adaptar a fórmula para esse fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o seu comentário o qual nos serviu para fazer uma publicação sobre o assunto. Esta publicação será apresentada no blog hoje 10 de novembro após as 14,30 horas. Obrigado pela sua participação. Um abraço.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.