quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cálculo da Calagem para Solos Arenosos

http://www.uep.cnps.embrapa.br/
Os solos arenosos apresentam teores de argila de até 20%. São solos com maior proporção de areia. Por isso secam mais rapidamente. A movimentação da água, para as camadas mais profundas do solo, é feita com muita facilidade. E nesta maior facilidade, a água carrega os nutrientes essenciais para os vegetais. São solos de baixa fertilidade natural, o pH é baixo, apresentam teores muito baixos de matéria orgânica, baixa Capacitação de Troca de Cátions, pobreza de nutrientes, deficiência de cálcio e presença de alumínio tóxico nas camadas mais profundas. O sistema radicular da plantas tem dificuldade para desenvolver em área e em
profundidade. Com isto, na época de estiagem, as raízes encontram dificuldades para buscar água e nutrientes nas camadas mais profundas, o que causa estresse na planta e contribui para a queda da produtividade das lavouras. A calagem nos solos arenosos é primordial e deve ser feita com maior frequência, à profundidades maiores e com bastante antecedência do plantio. Os solos arenosos precisam de calagem mais frequente que os argilosos. Além da calagem, a adição de gesso agrícola favorece a mobilização do cálcio para as camadas mais profundas, bem como o ânion SO4- do sulfato de cálcio (gesso) reagirá com o Al tóxico formando compostos menos tóxico para as plantas. Isto criará um meio propício para o desenvolvimento radicular nas camadas mais profundas do solo.
O cálculo da necessidade de calagem (NC) em t/ha, para um solo arenoso, com menos de 20% de argila, é feita através de duas fórmulas, das quais a recomendação será aquela que apresentar a maior quantidade.
NC (t/ha) = Al x 2 x f        (1)
NC (t/ha) = [2 - (Ca+Mg)] x f.       (2)
Por hipótese, seja um solo arenoso com 15% de argila, com teores de Ca = 0,8 cmolc/dm³, Mg = 0,28 cmolc/dm³ e Al = 0,9 cmolc/dm³, utilizando um calcário com PRNT = 85%. Aplicando as duas fórmulas, encontramos:
NC (t/ha) = 2 x 0,9 x f     (1)
Lembrando que a recomendação oficial é para um calcário com PRNT de 100%, e como o calcário a ser usado tem PRNT = 85%, devemos fazer a correção (f) da quantidade:
f = 100 / 85 ou f = 1,17.
Assim sendo,
NC (t/ha) = 2 x 0,9 x 1,17     
NC = 2,1 t/ha      (1)
NC (t/ha) = [2 - (0,8+0,28)] x 1,17   (2)
NC (t/ha) = [2-1,08] x 1,17
NC (t/ha) = 0,92 x 1,17
NC = 1,08 t/ha     (2)
A escolha da quantidade deverá ser de acordo com o maior valor encontrado no cálculo das duas fórmulas, que neste caso será a fórmula (1): 2,1 t/ha.
OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Os solos arenosos
Importância das propriedades físicas do solo
Matéria orgânica do solo
Acidez do solo, Ativa e Potencial
Calagem pelo método saturação por bases (V%)
Calagem pelo método neutralização do Al e suprimento de Ca+Mg

7 comentários:

  1. Interessante este tópico, alias, todo o site em si.
    Espero que sempre esteja disposto a ajudar as pessoas com seu blog.

    Até mais, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gismonti, normalmente a recomendação técnica é aplicar calcário a cada 4 anos. No solos arenosos <20 % de argila , poderíamos aplicar o calcário em período inferior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em solos arenosos a calagem deve ser feita mais frenquentemente. A cada dois anos ou, se possível, a cada ano. Nesse caso, uma nova análise do solo permitirá visualizar a real situação do solo. Talvez uma nova quantidade de calcário seja necessário, mas será em doses menores.
      Hoje, em solos médios ou argilosos, recomenda-se analisar a terra a cada 2, 3 anos nas lavouras em geral. Antigamente, a calagem era para 5 anos.

      Excluir
  3. O alumínio da fórmula éo trocável ou al+H???

    ResponderExcluir
  4. Nao devemos esquecer que em solos arenosos os cuidados na aplicação de CaCO3 devem ser redobrados já que estes solos apresentam baixo poder tampão. Logo, caso seja aplicado uma quantidade elevada de CaCO3, este poderá elevar muito o pH do solo, o que poderá causar indisponibilidade de nutrientes, o que nao é desejável.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde nao entendo do assunto,mas me comovi em conhescer uma familia mora en arinos mg 30km de arinos .Uma terra seca oque planta nao da serto eles me disce que prescisa de calcario para matar cupim .Entao a terra vai produsir mas pesquisei e vi que eles presisao de veneno para matar cupim e mas o calcario.sao pesdoas muito pobre mas nao querem voltar para a cidade porque o pai foi confundido com traficante e derao cinco tiro nele ao lado dos filhos ele ficou com tralma .o dinheiro que rescebel da empresa comprou este terreno para viver longe da cidade.Estou pedindo ajuda para essa familia que sao pessoas trabalhadoras por favo me ajuda a ajudar esta familia que esta esperando milagre so assim eles podem dar um passo!Obrigado caso poderem me liga 61 34591666 Doascao de calcario e veneno para matar cupim.

    ResponderExcluir
  6. Eu apenas escrevo os artigos para este blog e não trabalho em nenhuma empresa ligada a estes produtos que pudessem ajudar. Por isto recomendo fazer o seu pedido às empresa que vendem calcário e defensivos.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.