quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fertirrigação e Quimigação

Qual a diferença entre fertirrigação e quimigação?

A "fertirrigação" é a aplicação de fertilizantes através da irrigação. Com isto é aproveitada esta prática, muito usada nas épocas de estiagem, para a aplicação dos nutrientes essenciais às plantas através da irrigação. A "quimigação", por sua vez, utiliza a irrigação para a aplicação de defensivos agrícolas, no combate às pragas e doenças das plantas. Nesta linha temos a insetigação, aplicação de inseticidas, a fungigação, emprego de fungicidas na água de irrigação, a nematigação, controle de nematoides e aplicação de herbicidas chamada herbigação.
O aproveitamento da água de irrigação para utilização destes produtos oferece grandes vantagens, ou seja:
1 - aumento da velocidade de aplicação;
2 - economia na mão-de-obra;
3 - mais segurança para os operadores, pois os riscos de intoxicação são minimizados;
4 - o agricultor pode adubar em qualquer fase da plantação e no momento que a planta os necessita;
5 - menores perdas de produtos devido a uniformidade das aplicações. O sistema pressurizado é o mais aconselhável, pois mantém uma boa uniformidade de aplicação dos produtos;
6 - redução do custo da lavoura, pois dispensa a utilização de máquinas e economia de combustível. A desvantagem destes processos é que nem todos os produtos estão aptos para este tipo de aplicação ou causam problemas ao sistema de irrigação, pelo enferrujamento das peças metálicas. O agricultor deve consultar um responsável técnico para verificar a validade da aplicação de um produto. Nos produtos que atuam no solo, a aplicação pode ser feita pelo método gravitacional, aspersão ou localizado. No caso de aplicação foliar, o melhor método é por aspersão, seja convencional, pivô central, etc.
A quimigação necessita que os produtos estejam disponibilizados nas formas líquida ou fluida. Se os produtos não estão nestas formas é necessário preparar uma solução, para após injetar. Neste caso, a solubilidade dos produtos é muito importante, bem como a princípio ativo, densidade, concentração e o limite de tolerância pelas culturas. A Embrapa apresenta diversas fórmulas para calcular as quantidades de produtos, no sistema de aplicação via aspersão com laterais portáteis, ou seja, convencional. Neste método convencional são utilizados tanques hermeticamente fechados e anticorrosivos. O volume do depósito vai depender da quantidade de produto a ser aplicada por hectare. A quantidade total a ser aplicada pode ser parcelada em várias aplicações, variando de cultura para cultura. Para calcular as quantidades de produtos, o produtor deve ter em mãos uma série de informações, como o tamanho da área a ser irrigada e o tempo exigido para cada posição da linha lateral ou das linhas laterais. Acessando o link a seguir, o leitor encontrará excelentes subsídios para realizar estes cálculos:
Entretanto, a quimigação oferece desvantagens pois requer mão-de-obra com conhecimentos sobre irrigação, calibração e sistemas de injeção dos produtos químicos. Além disto, requer um sistema de segurança, pois está se manuseando e aplicando produtos químicos, tóxicos, que exigem cuidados no armazenamento dos produtos, na limpeza dos equipamentos e numa intensa manutenção do sistema. Os riscos de contaminação do meio ambiente podem acontecer se não forem tomadas medidas de segurança, como o escape de água com agrotóxicos para outras áreas, vazamentos provocados pelos produtos químicos na corrosão nos encanamentos utilizados no sistema de irrigação, que causariam danos à saúde dos aplicadores, contaminação do solo e do lençol freático.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Cuidados com o uso da água para irrigação
Água de irrigação quanto à salinidade e sodicidade
Fertirrigação no tomateiro
Calcular a dose de fertilizantes na fertirrigação
Irrigação para as pequenas e médias propriedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.