terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pouco Usado, Sobra Dinheiro no Programa ABC

Finalidades do Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono
Apesar de lançado em 2010, o Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono - tem sido pouco utilizado pelos produtores rurais. Para a safra 2011/2012 os recursos são de R$ 3,15 bilhões, mas está sobrando dinheiro para novos financiamentos. A meta governamental, com o Programa ABC, é oferecer incentivos e recursos aos produtores rurais para adoção de técnicas modernas de uma agricultura sustentável, visando reduzir a emissão dos gases de efeito estufa - GEE - como o gás carbônico (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), garantindo mais renda ao produtor, mais alimentos para a
população e proteção para o meio ambiente. Produtores rurais e cooperativas contam com até R$ 1 milhão de financiamento, taxas de juros de 5,5% ao ano e prazo para pagamento de 5 a 15 anos. As metas de incentivo do Programa ABC até 2020 são:
1. Plantio direto na palha
Esta prática consiste no não revolvimento do solo e semeadura direta na palha da cultura anterior. Isto contribui para evitar a erosão do solo e menor tráfego de máquinas na lavoura contribuindo para diminuir os custos de produção, com redução nos gastos de combustíveis, manutenção e mão-de-obra. A produtividade das lavouras é aumentada pelo aproveitamento dos nutrientes deixados pela cultura anterior.

2. Recuperação de áreas degradadas
As áreas degradadas devem se tornar produtivas com a finalidade de produzir alimentos, carne, leite, florestas.

3.Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF
O sistema objetiva a utilização de pastagens, lavouras e florestas, em alternância, numa mesma área. O sistema ILPF proporciona aumento de produtividade pela recuperação e pela reciclagem de nutrientes do solo. Uma nova fonte de renda é permitida ao produtor pela venda de madeira.

4. Plantio de florestas comerciais
O plantio de árvores reduz o CO2 do ar e libera oxigênio. Além disto, o produtor tem mais uma renda pela venda de madeira. O Pinus e o Eucalipto são próprios para esta finalidade.

5. Fixação biológica do nitrogênio do ar
O desenvolvimento de bactérias fixadoras de N do ar promove uma melhoria na fertilidade do solo, com aumento do teor de matéria orgânica. Com isto, diminui-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados com reflexos no menor custo de produção.

6. Tratamento de resíduos animais
Os dejetos de suínos e outros animais são aproveitados para produção de energia, pelos gases emitidos, e de compostos orgânicos.

Abaixo, encontramos as ações do Programa ABC, seu alcance e redução na emissão de milhões de toneladas de CO2 equivalente.


Para obter o financiamento, o produtor deve dirigir-se à sua agência bancária para colher informações sobre se está apto a fazer o financiamento, sobre os documentos necessários e as garantias exigidas. O produtor deve apresentar um projeto técnico elaborado por um profissional capacitado. Neste projeto, a identificação do imóvel, o tamanho da área, um croqui descritivo e histórico de utilização da área, a ser beneficiada com o crédito, deverão constar do projeto. O projeto deve conter, também, um plano de manejo agropecuário, agroflorestal ou florestal, conforme o caso. O projeto técnico deve ser assinado por um profissional habilitado, de instituição pública ou privada, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério da Agricultura. O produtor deve apresentar um resultado da análise do solo da área e a recomendação de calagem e adubação. O produtor rural deve ter, na parte central da propriedade, um GPS ou outro instrumento de aferição. Feito tudo isto, o produtor deve apresentar a proposta de financiamento, os documentos, o projeto técnico à agência bancária e comprovar a disponibilidade de renda para quitar as parcelas do financiamento que contemple a recomposição e manutenção de APP's e Reserva Legal. A cada final de 4 anos, a contar da data de liberação da primeira parcela até a liquidação do financiamento, deverá ser apresentado um relatório técnico sobre o andamento do projeto.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, em 31 de janeiro de 2012, o Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), uma publicação que será usada na capacitação de técnicos e produtores, com informações sobre as práticas para o estabelecimento de uma agricultura sustentável e sobre o financiamento do Programa. Colaboraram na produção da publicação o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.