terça-feira, 8 de março de 2011

Importância das Propriedades Físicas do Solo

No solo encontramos sólidos, líquidos e gases. Os sólidos são considerados a "reserva de nutrientes". Os nutrientes são liberados para serem disponibilizados pelas plantas. A parte líquida, a solução do solo, é a fonte de água que carrega os nutrientes ao alcance das raízes das plantas. Um solo é formado de 45% de sólidos, 25% de líquidos, 25% de ar e 5% de matéria orgânica. A parte sólida do solo é constituída de materiais orgânicos e minerais. Os orgânicos são restos de culturas e outros materiais de origem orgânica, e  são chamados de "húmus". A matéria orgânica é a principal constituinte, agindo na CTC, na capacidade de absorção e retenção de água e na estrutura física do solo.
Os minerais, conforme o tamanho das partículas são divididos em areia, silte e argila. Algumas argilas aumentam o volume quando molhadas, as chamadas argilas expansivas, tipo 2:1, algumas fixam o potássio e o N-amoniacal, enquanto outras têm a capacidade de reter cátions e reagem com o fósforo (P).
Porosidade de um solo são os espaços ocupados pela água e pelo ar. Os poros de um solo são classificados em "macroporos" e "microporos". Os macroporos são responsáveis pela condução da água, e os microporos pelo armazenamento. A porosidade de um solo varia de 40 a 60%.
Densidade de um solo é determinada em laboratório. Ela avalia o grau de compactação do solo. Aumento na densidade do solo significa um solo compactado, pelo excesso de trabalho mecânico como o preparo do solo e plantio, ou tráfego intenso de máquinas pesadas, em épocas de muita umidade. Nos solos compactados há uma resistência do mesmo à penetração do sistema radicular, que encontra dificuldades para se desenvolver. O processo de respiração das raízes é dificultado. Os solos compactados criam problemas na absorção de fósforo (P) e zinco (Zn), que mostram-se maior nos solos argilosos. Os solos arenosos estão sujeitos à erosão, pela baixa estabilidade dos agregados. Os solos siltosos são suscetíveis à erosão e provocam encrostamento superficial, diminuindo a infiltração da água.
Os coloides do solo apresentam cargas negativas. Então, eles podem atrair e reter partículas com cargas positivas. É o princípio de que pólos diferentes se atraem e pólos iguais se repelem. Como as cargas negativas atraem as cargas positivas, a forma N-nítrica lixivia mais facilmente (cargas negativas iguais se repelem), enquanto o N-amoniacal (cargas diferentes) não lixivia tão facilmente. Como a carga negativa do N-nítrico é fraca, ele não é retido no solo ficando livre na solução do solo, sendo absorvido pela planta, enquanto outra parte é lixiviada. Num solo, as cargas elétricas negativas estão em maior quantidade do que as cargas positivas.
Para agregar um solo, deve-se lançar mão da matéria orgânica, aumentando o seu teor no solo. Isto pode ser feito através da adubação orgânica e do plantio direto, principalmente em solos arenosos. No sistema convencional, o preparo do solo e plantio devem ser realizados quando o solo estiver úmido (friável). Solos seco ou molhado (pegajoso) não são recomendados  para as operações mecânicos. A matéria orgânica funciona como um condicionador do solo, diminuindo a dureza, a plasticidade e a pegajosidade. Aqui, a recomendação é o cultivo mínimo e, melhor, o plantio direto. No plantio direto não há preparo do solo, há manutenção da palhada que recicla os nutrientes para a cultura seguinte, diminuindo o emprego de fertilizantes químicos e mantendo altas produtividades.

OUTROS ARTIGOS PARA LER
Absorção dos nutrientes da solução do solo
Argilas e níveis de CTC no solo
Condicionadores de solo - ácidos húmico e fúlvico
A matéria orgânica do solo
Importância e manejo da adubação orgânica
Acidez do solo - ativa e potencial
A essência para o sucesso do plantio direto
As vantagens do plantio direto
O problema dos solos compactados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.