
Assuntos técnicos sobre fertilidade do solo, análise do solo, interpretação análise do solo, adubação, calagem, culturas em geral, fertilidade do solo, meio ambiente e agricultura sustentável.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Pastagem Rotacionada Aumenta a Produção

quinta-feira, 27 de outubro de 2011
As Vantagens da Rotação de Culturas
Uma prática benéfica para uma agricultura sustentável
O plantio direto tem trazido grandes benefícios aos agricultores no que tange à proteção da superfície do solo contra a ação da água das chuvas e dos ventos que carregam a camada de terra boa contendo matéria orgânica e nutrientes. O solo desnudo é um solo desprotegido, sujeito às radiações solares que lhe aumentam a temperatura, causando maior evaporação da água do solo. O sucesso do plantio direto depende, basicamente, de manter o solo com palhada e lançar mão da rotação ou consorciação de culturas.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Agricultura Familiar tem Selo de Identificação

terça-feira, 25 de outubro de 2011
Plantio Direto para Sustentabilidade da Agricultura
sábado, 22 de outubro de 2011
Na Sala com Gismonti Classificado para TOPBLOG 2011

Agradeço a todos os leitores que votaram no blog, no 1º turno e esta conquista é de vocês, também. Agora, aqueles que acham que o blog merece continuar na fase decisiva votem novamente. A votação pode ser feita clicando no selo do TOPBLOG 2011, na coluna lateral esquerda, seguindo as instruções, ou acessar diretamente o link abaixo:
Também, na coluna lateral esquerda da página do Blog existe uma instrução no link anexo:
Obrigado, a todos.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Carbono Orgânico Total (COT) Determina Qualidade do Solo
Agricultura Sustentável/Meio Ambiente
O sistema plantio direto proporciona aumentos significativos nos teores de carbono e nitrogênio do solo. Apesar de ser um sistema de proteção do solo, reduzindo as perdas de camadas de terra pela erosão, não é utilizado por muitos agricultores que ainda preferem o sistema convencional. O sistema convencional, como sabemos, usa o preparo do solo através de aração e gradagem, revolvendo o solo e incorporando os resíduos vegetais. Isto faz com que a

quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Paraná Reduz a Emissão de Gases de Efeito Estufa

quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Liberada a Irradiação de Alimentos

terça-feira, 18 de outubro de 2011
Limite de Tolerância em Relação às Garantias dos Fertilizantes
As garantias de nutrientes dos fertilizantes são disciplinados pela Legislação de Fertilizantes. A Instrução Normativa, 05/2007do Ministério da Agricultura, no seu Cap. III regulamenta os limites para tolerâncias de deficiência e excesso nas garantias dos nutrientes nos produtos comercializados. A legislação de fertilizantes define garantia como sendo a indicação da quantidade percentual em peso de cada elemento químico, ou de seu óxido correspondente, ou de qualquer outro componente do produto, incluindo também,
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Cultivar de Algodão com Duas Tecnologias
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Fertirrigação e Quimigação
Qual a diferença entre fertirrigação e quimigação?
A "fertirrigação" é a aplicação de fertilizantes através da irrigação. Com isto é aproveitada esta prática, muito usada nas épocas de estiagem, para a aplicação dos nutrientes essenciais às plantas através da irrigação. A "quimigação", por sua vez, utiliza a irrigação para a aplicação de defensivos agrícolas, no combate às pragas e doenças das plantas. Nesta linha temos a insetigação, aplicação de inseticidas, a fungigação, emprego de fungicidas na água de irrigação, a nematigação, controle de nematoides e aplicação de herbicidas chamada herbigação.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Zoneamento Agrícola para Mamão e outras Culturas
Acessando o link a seguir, encontramos as recomendações para o cultivo do mamão e outras culturas, por Estado.
Dia do Agrônomo

terça-feira, 11 de outubro de 2011
Vias de Absorção e Assimilação dos Aminoácidos
Quais as vias de absorção e assimilação dos aminoácidos?
Os aminoácidos podem ser absorvidos e assimilados pelas raízes ou por via foliar, daí movimentando-se para as partes das plantas onde são mais necessitados, ou seja, brotos, flores e frutos. A exigência das plantas em aminoácidos verifica-se durante todo o seu ciclo de vida. A utilização de aminoácidos em formulações de fertilizantes foliares está avançando muito, em virtude dos resultados bastante significativos obtidos pelas pesquisas realizadas pelos órgãos oficiais. A Bio Soja testou o produto Bioamino ® Extra que possui 4% de N, 23% C orgânico total (COT), pH próximo de 6,0 e densidade 1.250 g/L. Os aminoácidos utilizados são de origem vegetal. O experimento foi efetuado em parceria com a Usina Vale do Rosário, com a utilização do produto na cobrição dos toletes de cana, e via foliar. Os resultados do experimento estão demonstrando que é válida a utilização de aminoácidos na cobrição de toletes associado à aplicação via foliar. O produto foi aplicado no momento do plantio da cana-planta (cobrição de toletes) e 40 dias após o plantio, por via foliar. Os maiores aumentos na produtividade da cana-planta foram com a dose de 1 L/ha na cobrição dos toletes e 1 L/ha via foliar. Em relação à testemunha, o aumento da produtividade foi de 17,28 t/ha, ou seja, 15.5%.
Reis Júnior, Roberto dos Anjos; & Minguini, Rodrigo; avaliaram a produtividade do algodoeiro em função da pulverização foliar com aminoácidos. Os pesquisadores concluíram que o fornecimento de nutrientes em formulações, a base de aminoácidos, influenciou a produtividade do algodão em diferentes tipos de solos e sistemas de produção, sem, entretanto, influenciar o peso médio dos capulhos.
Kikuti & Tanaka (200%) estudaram a utilização de aminoácidos na cultura do feijão e concluíram que houve um aumento no poder germinativo das sementes em torno de 11,7%.
Escosteguy et al. (2007), utilizando HAF Plus, no tratamento de sementes e via aérea, HAF Alfa e HAF potassium, via aérea, obteram aumento de rendimento de grãos de trigo e soja, além do aumento do vigor das sementes de soja colhida, em comparação com a testemunha. Os resultados também mostraram que o tratamento de sementes é fundamental para a obtenção de maiores rendimentos, talvez pelo aumento da capacidade de absorção pelo sistema radicular.
Existem vários produtos no mercado, como fornecedores de aminoácidos. São produtos líquidos, a base de aminoácidos, para aplicação via foliar ou fertirrigação, que possuem NPK e enriquecidos com micronutrientes. Os produtos são de absorção imediata, indicados para favorecer o enraizamento, a floração, a polinização, a maturação e estimular o crescimento das plantas. Alguns apresentam, também, na sua composição, vitaminas do grupo B e vitamina C. Uns são para promover o enraizamento e outros para serem utilizados nos períodos de estresses das plantas, ou como ativadores da vida microbiana do solo.
OUTRO ARTIGO RELACIONADO
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Programa Mais Floresta ganha Força no MS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Uso dos Aminoácidos está Avançando na Agricultura
O que são aminoácidos?
Os aminoácidos formam as proteínas e possuem um grupo nitrogenado chamado de amina (NH2) e um grupo carboxílico (COOH). Todos os seres vivos (homem, animais e plantas) precisam de aminoácidos para sua existência, pois a partir deles serão sintetizadas as proteínas, enzimas e hormônios tão necessários à manutenção da vida. As proteínas das plantas são formadas a partir de um grande número de aminoácidos: L-Fenillamina, L-Tirosina, L-Treonina, L-Hidroxiprolina, L-Leucina, L-Triptofano, L-Isoleucina, L-Xiprolina, L-Metionina, L-Ornitina, L-Alanina, L-Valina, L-Arginina, L-Aspartato, L-Aspargina, L-Cisteina, L-Glutamato, L-Glutamina, L-Glicina, L-Prolina, L-Serina, L-Histidina, L-Lisina e L-Hidroxilisina. Os aminoácidos são sintetizados pelas plantas a
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Garantia do P2O5 no Uso dos Fosfatos Naturais

Assinar:
Postagens (Atom)